São Paulo, terça-feira, 27 de junho de 2006
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

...ELAS

Mulheres são as que mais concluem os estudos no Brasil

Sexo feminino também é maioria na universidade

DA REPORTAGEM LOCAL

Em todos os níveis de ensino, as mulheres são as que mais chegam ao fim e conquistam o diploma ou certificado. A diferença entre os sexos é maior no ensino superior, no qual 62,6% dos concluintes são mulheres.
As informações são do Censo Escolar e Superior de 2004, do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). De acordo com o órgão do Ministério da Educação, a diferença pode se dever à necessidade dos homens de ingressarem antes no mercado de trabalho.
O número de matriculados no ensino superior também favorece aquele que já foi chamado de sexo frágil. Entre os universitários de todo o país, 56,4% são mulheres, sendo que, na sociedade, 51,3% da população é do sexo feminino.
Em todas as regiões do país há mais mulheres do que homens na faculdade. A região Norte é a que apresenta maior disparidade: lá são 59,7% de mulheres no campus e 40,3% de homens. No ensino médio, o número de concluintes é um pouco mais próximo. Nessa etapa, os homens são 43,3%. No ensino fundamental, as porcentagens dos que concluem se aproximam ainda mais: o sexo masculino representa 46,3% das conclusões.
É apenas no ensino fundamental que os homens são a maioria dos matriculados: eles são 17.395.062, e elas, 16.617.372. O que dá 51,1% de homens e 48.9% de mulheres.


Texto Anterior: Sexo feminino opta mais por área de saúde
Próximo Texto: Programe-se: Fuvest: Isenção pode ser solicitada até domingo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.