UOL

      São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Momento é de apenas resolver dúvidas

DA REPORTAGEM LOCAL

Enfim, as provas da Fuvest. Começa neste domingo o vestibular da fundação que seleciona os estudantes da USP, da Santa Casa e da Academia de Polícia Militar do Barro Branco. São oferecidas neste ano 8.927 vagas.
Hoje e amanhã, o vestibulando deve aproveitar para tirar as suas dúvidas com professores e monitores. "Não é o momento para aprender coisas novas, mas, sim, para resolver as dúvidas. Essas incertezas aumentam a tensão do estudante", afirma Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Curso Objetivo.
Já no sábado, diz Nicolau Marmo, coordenador do Anglo Vestibulares, o estudante deve visitar o local de prova para saber o tempo que irá demorar para chegar até lá e saber em que sala fará o exame, assim evitará imprevistos e a ansiedade desnecessária. "Antes de ir dormir, o estudante deve separar o que precisará no dia seguinte, como carteira de identidade e lápis."
Na prova, o estudante deve ter cuidado com o enunciado dos cem testes. "Ele deve ler com atenção e grifar as palavras-chave. Se houver um mapa ou um gráfico, o estudante deve compreender qual a relação dele com o texto e quais as informações novas que a figura traz", diz Costa Antunes.
Segundo Carlos Eduardo Bindi, diretor-geral do Etapa, não existem mais as chamadas "pegadinhas" na prova da Fuvest. "Se o aluno acha que o enunciado está malicioso, significa que não está entendendo o que está sendo pedido. Os textos são claros."
Para Marmo, o recomendável é que a prova seja feita em três leituras. A primeira, para resolver as questões que o estudante julgar mais fáceis. A segunda, para solucionar as mais complicadas. E a terceira, para aquelas em que o aluno tem muita dificuldade.


Texto Anterior: Fuvest 2004: 51,2% das carreiras têm relação candidato/vaga maior
Próximo Texto: Estudante responde no domingo a cem testes de oito áreas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.