UOL

      São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATUALIDADES

Afeganistão e Iraque sob a ótica dos "falcões" de Bush

ROBERTO CANDELORI
ESPECIAL PARA A FOLHA

Conforme o secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, em recente artigo publicado na Folha, os EUA estão cumprindo com sucesso a missão de levar a democracia ao Oriente Médio. Ele relata que, em 2001, os EUA avançaram sobre Cabul para derrotar os autores dos atentados de 11 de setembro e a Al Qaeda e "afastar do poder o regime despótico do Taleban", que abrigava seguidores de Osama bin Laden.
Segundo ele, "esse regime horrendo não existe mais". No Afeganistão, o presidente Hamid Karzai implanta um novo "sistema político, baseado nos fundamentos da democracia". Até o fim do ano, uma nova Constituição será promulgada e encaminhará para 2004 as primeiras eleições livres.
No Iraque, a situação é um pouco diferente. Saddam Hussein atacava com gás tóxico curdos e xiitas e representava uma ameaça aos países vizinhos. "A ONU o advertiu durante 12 anos", mas Hussein insistia em apoiar o terrorismo e em desafiar o Ocidente. "Bush não ignorou a ameaça e agiu", mas "o fez em cooperação com mais de 30 países".
Para Colin Powell, tudo vai bem, exceto alguns imponderáveis, como o ódio exacerbado dos "últimos" seguidores de Bin Laden e de Hussein. A Autoridade Provisória da Coalizão, ao lado do Conselho de Governo Iraquiano, tem-se empenhado na estruturação de um Estado democrático. Apesar dos reveses, os alicerces da nova Constituição já estão sendo confeccionados e, em breve, os iraquianos poderão "retomar a soberania do seu país".
Simplista, a análise sintetiza a visão dos "falcões" da Casa Branca. Sugere que a estabilidade democrática vá chegar com as eleições de 2004. Será que consideram a hipótese de a maioria xiita chegar ao poder e transformar o Iraque num Estado teocrático, hostil aos interesses dos EUA?


Roberto Candelori é professor do Colégio Móbile e do Objetivo.
E-mail: rcandelori@uol.com.br


Texto Anterior: Biologia: A história do mal de Chagas
Próximo Texto: Carreira/Publicidade e Propaganda: Marketing é opção à alta concorrência nas agências
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.