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      São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003
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CARREIRA/PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Marketing é opção à alta concorrência nas agências

Tuca Vieira/Folha Imagem
A pernambucana Luciana Lins, que veio para SP estagiar em uma agência onde hoje é redatora


PROFISSIONAL ANALISA MERCADO CONSUMIDOR E TRAÇA ESTRATÉGIA PARA PODER AUMENTAR LUCROS

ANDRÉ NICOLETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Criar campanhas de sucesso para uma grande agência de publicidade, ter um dia-a-dia sem rotina e extremamente criativo. Apesar de esses serem os pontos que mais atraem os candidatos a uma vaga nos cursos de publicidade e propaganda, os empregos nas agências e, sobretudo, na seção de criação, em que supostamente se teria essa vida, são cada vez mais raros.
Em compensação, os publicitários estão sendo cada vez mais requisitados pelas empresas para atuarem no setor de marketing, e as próprias faculdades já estão se adaptando a isso.
O profissional da área é o responsável por analisar o mercado consumidor e, a partir disso, traçar uma estratégia para aumentar os lucros da empresa. Ele definirá, por exemplo, que tipo de produto deverá ser lançado, qual será o seu preço, como ele deverá ser distribuído e o que precisará ser feito para aumentar as suas vendas.
As ferramentas utilizadas no marketing também são estudadas pelos publicitários. A mais conhecida delas é a propaganda, mas também pode-se fazer promoções, merchandising, telemarketing e outras. "O profissional é capaz de levantar os dados necessários para embasar uma decisão, definir as estratégias de marketing e aplicá-las", disse Rodney Souza Nascimento, coordenador do curso da Cásper Líbero.
Mesmo quem pretende atuar em agências terá de ter noções de marketing. "Ninguém consegue fazer comunicação sem entender de marketing. Para resolver um problema, é preciso entender esse problema, não simplesmente porque acha uma idéia legal", disse Luiz Fernando Garcia, diretor nacional do curso de comunicação da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).


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