UOL

      São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003
  Texto Anterior | Índice

Publicitária sai de emprego em Recife para buscar experiência em São Paulo

DA REPORTAGEM LOCAL

A publicitária Luciana Lins, 24, já era formada pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e tinha experiência com criação em agências no seu Estado. Mesmo assim, no começo do ano, ela preferiu mudar-se para São Paulo, trocando o seu emprego em Recife por um estágio em uma grande agência.
"Em São Paulo, estão os melhores profissionais do país, é como uma faculdade", disse ela, acrescentando que o conteúdo aprendido durante a graduação não ajuda muito na prática diária de uma agência. "O melhor é a parte teórica. Matérias como sociologia e filosofia são boas para abrir a cabeça." Há alguns meses, ela foi contratada como redatora da W/Brasil, produzindo spots de rádio, roteiros de televisão e anúncios de revistas, mas "nada grandioso", de acordo com ela. "No começo, é normal ter trabalhos menores para a gente pegar ritmo. Antes, fazia tudo acompanhada de alguém, agora, o meu trabalho é em parceria com o diretor de arte", disse ela. O diretor de arte é o responsável pela apresentação gráfica do anúncio, e o redator, pelo texto.

Rotina e pressão
Como boa parte dos vestibulandos, Luciana Lins escolheu a carreira por não querer um trabalho rotineiro -e diz não ter se arrependido. Segundo ela, entretanto, quem escolher trabalhar com criação tem de estar disposto a suportar pressão.
"Você sempre tem de criar coisas novas e boas. E os prazos, em geral, são curtos. É preciso estar preparado para "virar a noite" em um projeto", disse ela.
Apesar de ser um trabalho criativo, publicidade não é "fazer doideira", de acordo com ela. A idéia tem de seguir o que é pedido pelo cliente e servir para resolver um problema específico, seja o lançamento de uma nova marca, seja o aumento da venda de outra.
"Tem gente que pensa ter uma sacada genial e que isso serve como propaganda. Não é assim. O trabalho está atrelado ao objetivo do cliente", disse ela.


Texto Anterior: Criação é só um dos setores de atividade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.