UOL

      São Paulo, quinta-feira, 27 de novembro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criação é só um dos setores de atividade

DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo quem optar por trabalhar em agências de publicidade terá uma gama muito maior de atividades do que a criação dos anúncios, área em que o mercado está mais saturado. Dentro dessas empresas, os publicitários atuam também em outros setores envolvidos em uma campanha.
Quando uma empresa tem um problema a ser solucionado com a propaganda, um funcionário seu, geralmente também da área, entra em contato com o setor de atendimento, que faz uma espécie de tradução do que o cliente necessita para as demais equipes da agência, produzindo o chamado "briefing". É esse setor que, depois, apresentará as peças ao cliente e colherá suas opiniões.
O setor de atendimento, então, passa as informações para o pessoal do planejamento, que definirá uma estratégia para resolver o problema da empresa, como qual o público que deverá ser atingido (jovens, classe A, solteiros, por exemplo) e que abordagem deverá ser utilizada. "É o planejamento que estrutura o pensamento. Eles decidem o que se diz e para quem se diz", disse Luiz Fernando Garcia, da ESPM.
O departamento de mídia, por sua vez, tendo em vista a verba disponível e a estratégia traçada, decide que meios de comunicação serão utilizados, como rádio, televisão e outdoor, e qual a duração da campanha. "Eles decidem quando, onde e quantas vezes vai ser dito", disse Garcia.
Por fim, tendo todas essas informações definidas, o pessoal da criação elabora a campanha. Os redatores fazem a parte mais verbal ou escrita, e os diretores de arte cuidam da área visual.


Texto Anterior: Carreira/Publicidade e Propaganda: Marketing é opção à alta concorrência nas agências
Próximo Texto: Publicitária sai de emprego em Recife para buscar experiência em São Paulo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.