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Criação é só um dos setores de atividade
DA REPORTAGEM LOCAL
Mesmo quem optar por trabalhar em agências de publicidade
terá uma gama muito maior de
atividades do que a criação dos
anúncios, área em que o mercado
está mais saturado. Dentro dessas
empresas, os publicitários atuam
também em outros setores envolvidos em uma campanha.
Quando uma empresa tem um
problema a ser solucionado com a
propaganda, um funcionário seu,
geralmente também da área, entra em contato com o setor de
atendimento, que faz uma espécie
de tradução do que o cliente necessita para as demais equipes da
agência, produzindo o chamado
"briefing". É esse setor que, depois, apresentará as peças ao
cliente e colherá suas opiniões.
O setor de atendimento, então,
passa as informações para o pessoal do planejamento, que definirá uma estratégia para resolver o
problema da empresa, como qual
o público que deverá ser atingido
(jovens, classe A, solteiros, por
exemplo) e que abordagem deverá ser utilizada. "É o planejamento que estrutura o pensamento.
Eles decidem o que se diz e para
quem se diz", disse Luiz Fernando
Garcia, da ESPM.
O departamento de mídia, por
sua vez, tendo em vista a verba
disponível e a estratégia traçada,
decide que meios de comunicação serão utilizados, como rádio,
televisão e outdoor, e qual a duração da campanha. "Eles decidem
quando, onde e quantas vezes vai
ser dito", disse Garcia.
Por fim, tendo todas essas informações definidas, o pessoal da
criação elabora a campanha. Os
redatores fazem a parte mais verbal ou escrita, e os diretores de arte cuidam da área visual.
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