São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FORA DE SP

Particular no RS tem 20% de suas vagas gratuitas

Maioria dos beneficiados ingressa na Universidade de Passo Fundo pelo ProUni

ANDRESSA TAFFAREL
DE SÃO PAULO


Apesar de ser uma instituição particular, a UPF (Universidade de Passo Fundo), a 315 km de Porto Alegre (RS), oferece pelo menos 20% de suas vagas gratuitamente.
Esse benefício existe porque trata-se de uma universidade comunitária.
A maioria dos estudantes que preenchem essas vagas, diz o reitor, José Carles de Souza, são oriundos do ProUni (programa do governo federal que dá bolsas de estudo por meio do Enem).
"Além de facilitar o acesso [ao ensino superior], também nos preocupamos em atender as necessidades da população", afirma Souza.
Instalada em uma região essencialmente agrícola, os cursos de agronomia e veterinária estão entre os mais procurados e reconhecidos.
"Tentamos nos manter atualizados em relação às tecnologias, porque é o que esse mercado mecanizado quer", diz o reitor.
A UPF possui 56 graduações, oferecidas em sete cidades do norte gaúcho.
Assim como em quase todos os vestibulares do país, medicina também é o curso mais concorrido. No último exame, realizado em novembro, foram 54 candidatos para cada uma das vagas.
Com a grande procura, a universidade passou a oferecer vagas de medicina também no vestibular de inverno. Parte das graduações faz prova apenas no fim do ano.

PROCESSO SELETIVO
O exame da UPF é realizado em apenas um dia e conta com 72 questões de português, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), história, geografia, matemática, física, biologia, química, além de uma redação que vale oito pontos.
São dois processos seletivos por ano, normalmente realizados no final dos meses de junho e novembro.
A universidade também usa o Enem, mas de duas formas: parte dos cursos aceita apenas a redação do exame nacional, enquanto outros utilizam a nota para compor a média final do candidato.

CONHEÇA A UPF
www.upf.tche.br

IGC
A universidade tirou 3 na avaliação do MEC que mede a qualidade das instituições (nota vai de 1 a 5

GRADUAÇÕES
São 56 cursos, oferecidos em sete cidades do norte gaúcho: Passo Fundo (sede), Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi, Soledade e Palmeira das Missões

ENADE
Tem 5 no Enade, a nota máxima, o curso de ciências contábeis. Outras 14 graduações tiraram 4

VESTIBULAR
Universidade realiza dois exames por ano, mas nem todos os cursos fazem a prova de inverno


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Final de ano deve ter descanso e estudo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.