São Paulo, quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CAPA
Final de ano deve ter descanso e estudo

Dividir o tempo entre a folga e os livros é a indicação dos psicólogos a quem não encerrou maratona do vestibular

DE SÃO PAULO

Bruno de Souza, 21, tenta uma vaga em história na USP e, por isso, enfrenta em janeiro a 2ª fase da Fuvest. Os poucos dias que ele tem de folga até lá -as provas vão de 9 a 11 de janeiro- serão aproveitados jogando capoeira, duas vezes por semana.
"É bom para relaxar, ajudar a diminuir a pressão do vestibular", diz ele.
Mariana Favoretto, 19, que tenta medicina na Fuvest, tem a mesma opinião: "Tem que fazer algo para esquecer os livros um pouquinho".
Só um pouquinho mesmo, já que ela não vai abandonar totalmente os estudos, mesmo passando o fim de ano na praia. "Vou estudar umas duas horas [por dia]. E tocar um pouco de violão, algo de que gosto muito."
Dividir o tempo entre estudo e descanso é uma das indicações que psicólogos dão a quem ainda não encerrou a maratona de vestibulares.
"Mas não tem muita regra, depende do ritmo de cada estudante. Se ele acha que pode parar totalmente, então para. O que não pode é ficar em cima do muro", diz a psicóloga Rosane Levenfus.
Célio Tasinafo, professor do Cursinho do Estudante, de Campinas, recomenda que seus alunos descansem até o Ano-Novo.
"É importante aproveitar as festas, descansar e não ficar longe da família. Depois desse período, até as provas, também não vale estudar de forma estafante."
Para quem não consegue esquecer o vestibular, mas não quer se enfiar nos livros neste período, o Fovest dá algumas sugestões de passeios e outras atividades mais leves que podem ajudar a fazer uma boa prova. Veja as dicas na página 6.
(ANDRESSA TAFFAREL)


Texto Anterior: Fora de SP: Particular no RS tem 20% de suas vagas gratuitas
Próximo Texto: Cérebro não pode ficar sem estímulo, diz psicólogo
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.