São Paulo, quarta-feira, 30 de junho de 2010
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FORA DE SP

UFV tem bons cursos de agrárias

Agronomia e zootecnia da Federal de Viçosa (MG) têm nota máxima em avaliação federal

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Criada a partir da Escola Superior de Agricultura e Veterinária -idealizada pelo ex-presidente Arthur Bernardes-, a UFV (federal de Viçosa) mantém suas origens e hoje oferece cursos com qualidade reconhecida pelo Ministério da Educação na área de agrárias.
Agronomia e zootecnia tiraram 5 no Enade (avaliação do MEC que vai de 1 a 5 e mede a qualidade dos cursos), enquanto que gestão de cooperativas e gestão do agronegócio têm nota 4.
A universidade tem ainda medicina veterinária, com 4 nota no Enade. Mas o curso, ao contrário da maioria, integra o centro de ciências biológicas e da saúde.
Com nota 5 no IGC (índice de 1 a 5 que mede a qualidade das instituições), a UFV também se destaca em outras áreas do conhecimento.
O curso de direito, por exemplo, foi o que mais aprovou no último exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Minas Gerais, entre as universidades do Estado.

EXPANSÃO
Participante do Reuni (programa de expansão das universidades federais), a UFV criou dois campi nos últimos cinco anos (Rio Paranaíba e Florestal) e também mais cursos.
A maioria são licenciaturas ou graduações em agrárias. Mas foi medicina, lançado neste ano, que atraiu mais de cem candidatos por vaga no seu primeiro vestibular.
Pró-reitor de ensino da Federal de Viçosa, Vicente de Paula diz acreditar que a grande procura pelo curso vai se repetir no fim do ano. "Acho que estamos preenchendo um vácuo na oferta de medicina na região."
Parte das vagas para o segundo semestre foram oferecidas pelo Sisu, que usa a nota do Enem. Para o próximo ano, porém, a UFV ainda não decidiu como será seu processo seletivo. (AT)


Texto Anterior: Indústria é o ramo mais promissor da nutrição
Próximo Texto: Na reta final, foque nos pontos fracos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.