São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALE A PENA SABER

INGLÊS

Como a língua é cobrada nos vestibulares paulistas

DENISE MACIEL SELMO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Ao consultar o manual do candidato para saber o que deverá estudar para o exame vestibular, o candidato, em geral, encontra uma listagem de conteúdos que pouco varia de universidade para universidade. Mas isso não se aplica quando a disciplina em questão é o inglês. Há uma enorme diferença no que é exigido de um exame para outro, tanto no que é esperado do vestibulando em termos de domínio de conteúdos, quanto no que se refere às habilidades que ele deve demonstrar.
A princípio, tudo parece girar em torno da compreensão de texto, mas não é só isso. Alguns exames pedem conhecimento de pontos gramaticais específicos, outros exigem que, além de entender o texto, o candidato consiga interpretá-lo.
O manual de inscrição para o vestibular 2009 da Eaesp-FGV (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas) diz que, eventualmente, a prova pode "propor que os candidatos redijam texto em português alusivo a um texto dado em inglês".
Já no vestibular 2008 para o curso de direito da FGV, havia três questões discursivas em inglês, que deveriam ser respondidas na língua estrangeira.
Por conta dessas variações, é importante que o vestibulando procure se informar sobre as características da prova de inglês de cada instituição.
Os exames também variam muito em relação à quantidade de questões. Por exemplo, quando inglês faz parte da prova de conhecimentos gerais, há um número menor de questões. Nesse caso, há o risco de o candidato deixar a prova de inglês, por ser mais curta, para fazer por último, quando estará mais cansado. A conseqüência é óbvia: o desempenho não será o mesmo e, em alguns casos, o vestibulando pode até desistir da prova.
No quadro abaixo, confira as características da prova de inglês de alguns dos principais exames vestibulares 2008 do Estado de São Paulo.


DENISE MACIEL SELMO é professora de inglês do colégio Santa Maria

deniseselmo@yahoo.com.br


Texto Anterior: Avaliação seriada: USP muda data do Pasusp para 9 de novembro
Próximo Texto: Deu na mídia: Pré-sal, o Brasil entre os gigantes do petróleo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.