São Paulo, terça-feira, 30 de dezembro de 2008
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÚLTIMA ETAPA

Leitura de jornal ajuda na redação, diz professor

Exame do 1º dia, de português, tem 1 hora a mais que os outros

DA REPORTAGEM LOCAL

A única prova obrigatória a todos os 38.606 candidatos da Fuvest é a deste domingo, de língua portuguesa.
Por envolver a elaboração de uma redação, o exame tem uma hora a mais -são quatro horas no total (nos outros dias, são apenas três).
Além da redação, o vestibulando tem de responder a dez questões dissertativas de gramática, literatura e interpretação de textos.
"Nesses últimos dias antes da prova, é bom que os candidatos leiam jornal todos os dias", afirma Norberto Lourenço Nogueira Junior, professor de português do ensino médio do colégio Santo Américo (na zona sul de São Paulo).
"A leitura de notícias ajuda tanto na questão de conteúdo, pois o aluno mais bem informado sempre se sai melhor, como na questão da estrutura do texto, na hora de escrever a redação", diz ele.
A dica do professor é responder primeiramente às questões dissertativas e separar uma hora e meia para a redação. "Para quem se preparou, é um tempo mais do que bom", diz ele.
Mas, para quem preferir escrever a redação antes, ele alerta: "Tem que ter cuidado para não se empolgar muito e se esquecer de deixar um tempo para as questões".
Patricia Izidio da Silva Costa, 18, que vai fazer mais uma vez a segunda fase da Fuvest, prefere começar a prova pela redação, mas sempre de olho no relógio para não desperdiçar tempo. "Fico mais tranqüila se faço a redação antes", diz ela, que tenta uma vaga em medicina veterinária e se sente mais preparada que no ano passado. "Passei com 59, seis pontos a mais que a nota de corte. Estou mais tranqüila desta vez." (LAS)


Texto Anterior: Refazer provas discursivas deste ano ajuda quem está na Fuvest
Próximo Texto: Última etapa: Provas de aptidão avaliam conhecimento específico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.