São Paulo, terça-feira, 31 de outubro de 2006
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Temas atuais podem estar "mascarados"

DA REPORTAGEM LOCAL

As questões que abordam atualidades podem aparecer de diferentes formas. Algumas relacionam bem o conhecimento do mundo contemporâneo com os fatos históricos ou geopolíticos. Outras usam o acontecimento como uma forma de contextualizar o enunciado. Uma leitura cuidadosa vai mostrar a diferença.
O coordenador do Bandeirantes, Roberto Nasser, por exemplo, aponta uma questão da Fuvest do ano passado que mencionava a CPI dos Correios. "A pergunta falava de um orador romano e, no fundo, não era necessário saber sobre a CPI para responder, mas sim ter o conhecimento histórico."
"Há também alguns vestibulares que fazem perguntas banais sobre atualidade. Questionam, por exemplo, a cidade em que ocorreu uma determinada reunião internacional. E isso não seleciona ninguém, quem acerta é mais pelo chute", aponta o supervisor do Anglo Reinaldo Scalzaretto. "Mas os vestibulares sérios não fazem questão de banalidades."
Antes de sair caçando notícias ou efemérides, o vestibulando tem de ter consciência de que, se cair uma pergunta muito específica -indagando, por exemplo, qual foi o jogador de xadrez que venceu um campeonato-, todos os candidatos terão a mesma dificuldade.
A coordenadora de geografia do Bandeirantes, Maria Regina Rodrigues, faz uma varredura nos jornais e diz que costuma acertar nos palpites do que é cobrado. "Atualmente, é importante observar, por exemplo, as matérias sobre energia e biodiesel, porque esse assunto tem inter-relações com a química e a biologia."
No colégio, ela faz uma seleção de notícias que podem ser cobradas. Os alunos recebem arquivos de computador com as reportagens e complementam a aprendizagem da apostila. Para quem não tem essa facilidade, um bom exercício é procurar nos periódicos reportagens que tenham relações com as disciplinas da escola. A matéria do colégio vai auxiliar na leitura e vice-versa.


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