São Paulo, domingo, 01 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA/"DOZE É DEMAIS 2"

Seqüência de comédia insiste na idéia da família competitiva

THIAGO STIVALETTI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Na lógica de Hollywood, é questão de tempo para que uma comédia que custou US$ 40 milhões e rendeu US$ 138 milhões ganhe uma seqüência. Em "Doze É Demais" (2003), Steve Martin era o pai de uma família de 12 filhos que se metia em confusões ao mudar de cidade. Era inspirado no livro que deu origem a "Papai Batuta" (1950), de Walter Lang.
Nesta seqüência, a idéia pouco inspirada foi dobrar os números que já eram grandes. Tom Baker (Steve Martin) reencontra Jimmy Murtaugh (Eugene Levy), amigo de infância que sempre nutriu por ele uma certa inveja. Jimmy também tem uma prole considerável (oito filhos), e nas férias em volta do lago se instala a competição entre as duas famílias.
Exploram-se a partir daí situações óbvias em torno dessa rivalidade: dois filhos de Baker vão se engraçar com dois filhos de Murtaugh e ameaçar jogar por terra a rixa entre os dois. Algumas crianças endiabradas protagonizam cenas de comédia pastelão, e há um inevitável bicho de estimação. O elenco adolescente, que já contava com Tom Welling ("Smallville"), Hillary Duff ("A Nova Cinderela") e Piper Perabo ("Show Bar"), é reforçado por Carmen Electra ("S.O.S. Malibu").
O diretor Adam Shankman ("O Casamento dos Meus Sonhos") se esforça e até consegue dar conta de mais de 20 personagens em cena, mas faltam bons diálogos e boas situações para imprimir verdadeiro humor à trama.
Fica essa idéia estranha e um tanto americana de uma família que só se define na competição com uma outra -alguns dos Bakers se revoltam com a viagem, mas depois se empenham em mostrar aos Murtaughs quem são os melhores. E os conflitos dentro da família não passam da simplória rebeldia adolescente. Se o negócio é rir com parentes numerosos, melhor ficar com o argentino "Família Rodante", que, sem deixar o humor de lado, dá uma idéia profunda e autêntica do sublime e do grotesco de viver em família.


Doze É Demais 2
Cheaper by the Dozen 2
 
Direção: Adam Shankman
Produção: EUA, 2005
Com: Steve Martin, Bonnie Hunt
Onde: em cartaz nos cines Iguatemi Cinemark, Anália Franco, Jardim Sul, West Plaza e circuito



Texto Anterior: Musical: Midnight Sun - Cirque Du Soleil
Próximo Texto: Crítica: O que devemos assistir em 2006
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.