São Paulo, Terça-feira, 01 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA
"Quimera" é uma das melhores criações de Kusuno

ANA FRANCISCA PONZIO
especial para a Folha

Depois de uma temporada de dois dias em dezembro passado, o espetáculo "Quimera - O Anjo Vai Voando", de Takao Kusuno, volta ao cartaz hoje, para apresentações às segundas e terças-feiras, no teatro Sesc Anchieta.
Mais do que merecido, o retorno de "Quimera" proporciona a chance de rever a melhor criação de Kusuno dos últimos tempos (e mesmo um dos melhores espetáculos de dança contemporânea brasileira do ano passado).
Com formação em artes plásticas e cênicas, o japonês Kusuno mudou-se para o Brasil em 1977. Dos movimentos de vanguarda japonesa, trouxe para a cena paulista o butô, cujos conceitos ajudou a disseminar entre uma geração de bailarinos e coreógrafos.
Entre os espetáculos que vêm sendo encenados pela Cia. Tamanduá de Dança Teatro, fundada por Kusuno em 95, "Quimera" representa uma bem-sucedida síntese das propostas do artista.
No espetáculo, a dança prolonga-se no teatro, na música, na plasticidade cênica, compondo uma totalidade sem fronteiras precisas e apoiada num ponto comum de equilíbrio.
Também no roteiro, Kusuno não perde o controle ao tratar de questões sobre a vida e a morte, a partir das quais tece um delicado poema, livre de niilismos e certamente inspirado na perda recente e repentina de Felícia Ogawa, sua mulher e parceira profissional.
Para completar, "Quimera" conta ainda com o bom desempenho do elenco. Embora os rapazes fiquem aquém das interpretações femininas, o rendimento geral não chega a ser afetado.
É notável, por exemplo, a qualidade de movimentos obtida de um grupo de diferentes formações. Nova no elenco, Key Sawao surpreende ao associar fundamentos do butô ao balé clássico, que ela tem cultivado como técnica principal. O personagem em sapatilhas de pontas comprova os extensos recursos da bailarina.


Avaliação:     


Espetáculo: Quimera: O Anjo Vai Voando
Quando: seg. e ter., às 21h30; até 28/3 (exceto dias 6 e 7/3)
Onde: teatro Sesc Anchieta (r. Dr. Vila Nova, 245; tel. 0/xx/11/234-3000)
Quanto: R$ 5 e R$ 10


Texto Anterior: Mindelis leva blues ao Bourbon
Próximo Texto: Cinema: Almodóvar acumula mais sete prêmios
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.