São Paulo, sexta-feira, 01 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Trilha sonora de programa da Globo repete fórmula da atração do SBT, que também lançará disco neste mês

CD de "Big Brother" tem 3 músicas de "Casa"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Qualquer semelhança não será mera coincidência. A trilha sonora de "Big Brother Brasil" tem três músicas que tocaram em "Casa dos Artistas", do SBT, que a Globo acusa ser um plágio de seu megaproduzido "reality show".
São elas: o hino gay "I Will Survive", de Gloria Gaynor, "Noite do Prazer", hit nacional dos anos 80 com a banda Brylho, e "Erva Venenosa", com o grupo Herva Doce. "I Will Survive" é idêntica nos dois programas. As outras duas faixas, não. "Noite do Prazer" que tocou em "Casa dos Artistas" era uma regravação de Claudio Zoli, vocalista do Brylho. E "Erva Venenosa" que animou uma festa com fantasia de super-heróis no programa do SBT era interpretada por Rita Lee.
Vem mais briga por aí. O SBT se prepara para lançar em fevereiro um CD com 14 faixas que tocaram em "Casa dos Artistas". A Globo, pela Som Livre, sai com um CD com 19 músicas da trilha de "Big Brother Brasil". As três faixas que estão em "Big Brother" não fazem parte da coletânea do SBT, a ser lançada pela gravadora Warner.
Para a cantora Laura Finocchiaro, produtora musical de "Casa dos Artistas", a trilha do programa da Globo "foi na cola de "Casa" na sonoridade e na forma como foram colocadas as vinhetas" (por exemplo: o uso de trechos de músicas na edição da atração).
Além da coincidência das três músicas, há outra semelhança entre as duas trilhas: a mistura de músicas muito populares (como "Posso Até me Apaixonar", com Zeca Pagodinho) com pops nacionais, conceituais ("Kiss", de Art of Noise) e hits gays ("I'm Too Sexy", de Right Said Fred). A diferença é que "Casa dos Artistas" arriscou mais, com clássicos do rock ("L.A. Woman", do The Doors), moderninhos e bregas.
O CD de "Big Brother Brasil" tem uma única música inédita, a de abertura do programa, "Vida Real (Lees)", que marca a volta da banda RPM. E que se parece com os temas de desenhos animados japoneses, como "Dragon Ball Z".
O lançamento do CD de "Casa dos Artistas" é uma novidade. O SBT não pretendia fazê-lo. Só começou a discutir o assunto em meados de novembro, com o sucesso do programa. Teve dificuldades para compor a coletânea, porque a trilha tinha músicas de grupos underground demais, de selos independentes -mais complicados de se negociar direitos. A seleção é encabeçada por "I Say a Little Prayer", tema do romance de Supla (que também está no CD) e Bárbara Paz.
"Casa dos Artistas 2", segundo Laura Finocchiaro, terá trilha com a mesma linha do primeiro. E também terá CD.


Texto Anterior: Show/Crítica: A química dos Brothers ainda faz efeito
Próximo Texto: Crítica: Programa começa frio e artificial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.