São Paulo, sexta-feira, 01 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Última Moda

ALCINO LEITE NETO - ultima.moda@folha.com.br Tire o uniforme!

O estilista Ricardo Almeida diz que os homens devem se vestir com mais personalidade

Basta de ternos escuros com camisas brancas e aquela gravata convencional! O estilista Ricardo Almeida, um dos papas da moda masculina no Brasil, quer decretar o fim da uniformização para os homens.
"O que importa agora é a personalidade, um homem deve se esforçar para não chegar numa festa, e mesmo no trabalho, vestido igual aos outros", diz o estilista, que lançou sua coleção de inverno na última terça.
O desfile aconteceu em São Paulo, no ateliê do estilista, que foi reformado e passa a funcionar também como uma loja privé, onde os clientes são atendidos com hora marcada.
Ricardo Almeida já fez ternos para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e é um dos estilistas preferidos de políticos e celebridades. Para o inverno-2008, ele propõe uma verdadeira quebra de paradigmas na alfaiataria. "A idéia é descombinar combinando", define.
Isso quer dizer que as misturas são a chave da nova elegância. Combinações até agora condenadas por muitos estão liberadas -xadrez com listras, xadrez com outro tipo de xadrez... Sem falar na mistura pouco usual de cores, como o azul-marinho com o preto.
"O que as pessoas acham que não combina é o que vai combinar; o caminho é fugir da repetição", afirma Ricardo. "Os homens não devem ter medo de errar nas misturas, porque, em tese, tudo é permitido."
Em tese, apenas, porque ele também aponta as regras e tendências da próxima temporada:
1) as calças continuam sem pregas e justas; mas o estilista aposta em discretas bocas-de-sino para ocasiões informais;
2) paletós de dois botões;
3) os coletes voltaram, mas evite combiná-los com o paletó;
4) gravatas devem ser finas para ocasiões informais e devem ter até 8 cm de boca para os ambientes formais;
5) cores: tons de cinza, marrom, preto, azul-marinho e tons de vinho e roxo;
6) xadrezes e listras, combinados com muita liberdade.


com VIVIAN WHITEMAN

Frase

"O que importa agora é a personalidade, um homem deve se esforçar para não chegar numa festa, e mesmo no trabalho, vestido igual aos outros. O caminho é fugir da repetição, é descombinar combinando"
RICARDO ALMEIDA
estilista



Texto Anterior: Crítica/"Meu Monstro de Estimação" Amizade entre garoto e criatura rende bom infantil
Próximo Texto: Fast fashion
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.