São Paulo, sexta-feira, 01 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

"Mosaicos" destaca Severino Araújo

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O maestro e compositor Severino Araújo, 90, é o homenageado desta semana no "Mosaicos", exibido pela TV Cultura. No programa, imagens antigas do pernambucano e da Orquestra Tabajara, que ele comandou por quase 60 anos, são mescladas a músicas e a depoimentos de músicos e críticos.
Um deles é Zuza Homem de Mello, que fala sobre a primeira vez em que viu uma apresentação da Orquestra Tabajara, em um baile de formatura. "Fiquei o tempo todo perto do palco, quase nem dancei, de tanto que me deixou fascinado."
Sobre a importância do maestro para a orquestra, quem fala é o flautista Altamiro Carrilho, além de Jaime Araújo, irmão de Severino e atual diretor da Tabajara. Em uma das passagens, Severino afirma que, quando assumiu a orquestra, seu objetivo era igualá-la às americanas e, por isso, o conjunto ficou com cinco saxofones, quatro pistões e quatro trombones. Tal "revolução" a fez se destacar e causou a mudança do grupo para o Rio nos anos 40, para acompanhar artistas e fazer um programa na rádio Tupi.
Entre as composições do maestro apresentadas, o destaque é "Espinha de Bacalhau" (1936), que introduziu o choro na orquestra. Para Mello, "ele sacou que o choro era um gênero que se encaixava na música de dança brasileira". (MB)

A ARTE DE SEVERINO ARAÚJO E ORQUESTRA TABAJARA
Quando:
hoje, às 21h
Onde: Cultura


Texto Anterior: Música: Ocam abre inscrições para novos músicos
Próximo Texto: Música - Crítica/"My Foolish Heart (Live at Montreux)": Jarrett "implode" o jazz em CD
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.