São Paulo, sexta-feira, 01 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Armadilha para Turistas
SBT, 15h45.

(Tourist Trap). EUA, 1997. Direção: Richard Benjamin. Com: Daniel Stern, Julie Hagerty e David Rasche Comédia de trapalhadas sobre um sujeito, casado e pai de família, que ainda mantém fortes laços com a infância: ele conversa com um amigo imaginário, seu tataravô. Surge desse amigo a idéia de alugar um ônibus para fazer uma viagem repleta de tropeções e palhaçadas pelo país.

Acertando as Contas com Papai
Globo, 15h55.

(Getting Even with Dad). EUA, 1994, 109 min. Direção: Howard Deutch. Com: Macaulay Culkin, Ted Danson e Glenne Headly Homem (Danson) decide abandonar a vida bandida, mas, antes, comete um último roubo para abrir seu próprio negócio. Para sua surpresa, ele reencontra seu filho (Culkin), que esconde o dinheiro. As trapalhadas nesta comédia começam a acontecer quando o garoto exige que ele se comporte como um verdadeiro pai durante uma semana para reaver seu dinheiro.

Além das Nuvens
Bandeirantes, 22h.

(Par-delà les Nuages). França, Itália, Alemanha, 1995, 109 mim. Direção: Michelangelo Antonioni e Wim Wenders. Com Marcello Mastroianni, Fanny Ardant, Irène Jacob, John Malkovich, Sophie Marceau, Ines Sastre, Peter Weller, Jeanne Moreau. Basicamente, três episódios que marcaram o retorno de Antonioni ao cinema, assessorado por Wenders, após um derrame que o deixou com o corpo semiparalisado. Que dizer? Antonioni meio paralítico é melhor do que 99% dos cineastas em atividade. A primeira história, dos amantes (ou não amantes) de Ferrara, Itália, é memorável.

Herança da Carne
Bandeirantes, 0h30.

(Home from the Hill). EUA, 1960, 150 min. Direção: Vincente Minnelli. Com Robert Mitchum, Eleanor Parker, George Peppard, George Hamilton. Mitchum, rico texano, tem um filho bastardo (Peppard) de cuja educação resolve tomar conta, a partir de certo momento. É um choque na família, em particular para seu filho legítimo (Hamilton). O fato terá repercussões nada pequenas na vida dos jovens. Melô minnelliano, visão obrigatória.

Enredo Insólito
SBT, 1h05.

(Caught in the Act). EUA, 1993, 93 min. Direção: Deborah Reinish. Com Gregory Harrison, Leslie Hope. Professor de teatro na pior recebe nova aluna, que tem o dom de engordar sua conta bancária. Depois que ele é acusado de um assassinato, sua ex-mulher começa a desconfiar que a referida aluna tem muita culpa no cartório.

Intercine
Globo, 2h05

Os candidatos à exibição são "Os Jovens Pistoleiros" (1988, de Christopher Cain, com Emilio Estevez e Kiefer Sutherland) e "Céu Azul" (1991, de Tony Richardson, com Jessica Lange e Tommy Lee Jones).

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

A vida na indústria dos bastidores

Em certos programas do Canal Brasil, como o "Cinejornal" (13h, 19h30, 23h), o cinema nacional funciona como uma verdadeira indústria: os equipamentos são perfeitos, os roteiros adoráveis, técnicos expõem a mais moderna técnica.
Quase nada, além da nacionalidade, diferencia esses programas dos making-of americanos que outros canais exibem, em que os atores sempre trabalham com o melhor diretor do mundo e vice-versa.
É a indústria do bastidor, das "verdades secretas" (nem tão secretas, pois de uso publicitário). Aplicada ao Brasil, a idéia dá curso à ideologia industrialista. Aquela história: "Precisamos de uma indústria de cinema etc". Precisamos quem? Por quê? Perguntas incômodas e incontornáveis. (INÁCIO ARAUJO)


PRECONCEITO

Programa aborda ações contra desigualdade
Gravado nos EUA, o documentário "Portas Abertas" (GNT, 21h) mostra como são as medidas adotadas pelo governo, órgãos públicos, empresas privadas e instituições de ensino que tentam reduzir as desigualdades referentes a sexo e raça. O programa também exibe uma homenagem a Martin Luther King.

ESTRÉIA

Canal mostra novo clipe do Pato Fu
O programa "Multishow em Revista" (Multishow, 22h15) exibe o clipe com a versão que a banda mineira Pato Fu fez da música "Ando Meio Desligado", clássico do grupo Mutantes. A nova versão, que está no mais recente disco do Pato Fu, "Ruído Rosa", foi tema de abertura da novela global "Um Anjo Caiu do Céu".



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Buemba! "Casa dos Artistas" lança o Edredom Virgem!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.