São Paulo, sexta-feira, 01 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Disco é síntese californiana

DA REDAÇÃO

Dos ícones vivos da música pop, só Paul McCartney (talvez Bob Dylan) pode ser colocado ao lado de Brian Wilson.
Os Beach Boys não tiveram carreira constante como os Beatles, nem a temática engajada de Dylan, mas, se de alguma forma pode-se chegar à perfeição por meio do rock, "Pet Sounds" atingiu esse ponto.
Produzido na ressaca do lançamento de "Rubber Soul" e inspirador de "Sargent Pepper", o disco está sendo tocado inteiro na nova turnê de Brian. Este "Live at the Roxy Theatre", gravado ao vivo em 7 e 8 de abril de 2000, com 500 pessoas como testemunhas, vem com pitadas de "Pet Sounds", como "Caroline, No", "Pet Sounds" e a desconcertantemente linda "God Only Knows".
Não estamos mais nos anos 60, Brian Wilson já não é mais um garoto (tem 59 anos), e a voz não é mais aquela de "Pet Sounds". Mas emociona.
Da fase garotas-carros-surfe dos Beach Boys, aparecem "California Girls", "Surfer Girl"... Não é nostalgia, mas ouvir Brian Wilson cantando isso no disco, com a voz carregada, comove qualquer um.
Ainda tem "In My Room", "Brian Wilson", cover do Barenaked Ladies, e "Be My Baby", hino romântico das Ronettes produzido por Phil Spector.
Ao ouvir o disco, entende-se por que Brian Wilson é a imagem perfeita de uma Califórnia e um mundo que não existem mais. (THIAGO NEY)



Live at the Roxy Theatre     
Artista: Brian Wilson
Lançamento: Oglio (importado)
Quanto: R$ 70, em média
Onde encomendar: Velvet (tel. 0/xx/ 11/221-8947), London Calling (tel. 0/ xx/11/223-5300), www.amazon.com


Texto Anterior: Na crista da onda
Próximo Texto: Música / Lançamentos - Brasilidade: Roberto Menescal entra na onda da bossa eletrônica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.