São Paulo, domingo, 01 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diversidade religiosa é tema do próximo volume da Coleção Folha

Publicação sai no domingo que vem e tem imagens de nomes como Abbas e Seymour

DA REPORTAGEM LOCAL

A crença da humanidade nas mais diversas divindades é o tema de "Religiões", sexto livro da Coleção Folha Grandes Fotógrafos, que chega às bancas no próximo domingo, dia 8, com imagens dos fotógrafos David Seymour, Abbas, Josef Koudelka e Steve McCurry.
O volume é ilustrado com imagens das três grandes religiões monoteístas -cristianismo, judaísmo e islamismo-, mas também do budismo e do hinduísmo, por exemplo.
O texto de apresentação sintetiza características comuns entre elas: "Desde sempre o ser humano procurou encontrar explicações, racionais ou não, para os fenômenos que o rodeiam, dar sentido à existência e refugiar-se de seus temores com a convicção final de que existe um além, mais agradável, ou mais terrível, do que a vida terrena".
O fotógrafo Abbas, que tem dedicado sua vasta obra ao tema religioso, é o destaque deste volume. Nascido em 1944 no Irã, mas vivendo desde a infância fora dali, retornou ao seu país para fotografar a Revolução Islâmica entre 1978 e 1980.
Em seus mais recentes trabalhos, tem se dedicado a revelar as tensões entre as diferentes facções do islamismo mundo afora, provocadas pela contraposição entre as tradições ortodoxas, que ditam condutas rígidas de comportamento, em contraponto às atitudes contemporâneas mais liberais de parte de seus seguidores.
Na imagem "Oração da Sexta-Feira", realizada no Iraque, em 2004, Abbas flagrou um integrante da milícia xiita vigiando o culto com uma metralhadora. Paradoxo que sintetiza a ideia de que a crença cada vez maior que os homens devotam às divindades pode ter uma de suas raízes no fato de que a confiança mútua entre as pessoas e a harmonia da vida em sociedade, no plano "terreno", estão em espantoso decréscimo.

Itália católica
Seymour, um dos fundadores da agência Magnum junto com Cartier-Bresson e Robert Capa, comparece neste volume com imagens que enfocam o catolicismo na Itália. Com boa parte de sua obra voltada ao universo infantil, "Religiões" pinça uma cena de meninas festejando a primeira comunhão em Veneza (1951), em contraponto com garotos rezando antes da refeição num centro de apoio durante o pós-guerra, em Roma (1948). Koudelka, por sua vez, mostra fiéis na antiga Tchecoslováquia, sua terra natal, na Irlanda e na França, com destaque para um funeral cigano.
As imagens coloridas de McCurry, especialista em temas asiáticos, encerram o volume com imagens de grande impacto sobre cultos budistas. Exemplos desses registros estão na impressionante fotografia da rocha dourada de Kyaiktiyo, em Mianmar (1994), na qual uma rocha se sustenta sobre outra num equilíbrio fisicamente improvável.
Segundo os fiéis, o fenômeno ocorre graças a um fio do cabelo de Buda guardado num pagode junto à pedra. É ver para crer.


Texto Anterior: Richard troca economia por jiboia
Próximo Texto: Crítica/DVD/"Onde Está a Liberdade?" : Filme exibe Totò sob direção de Rossellini
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.