São Paulo, segunda-feira, 01 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aposta para 2010, banda The Drums une Smiths e Cure

Quarteto baseado em Nova York lançou apenas um EP de seis músicas mas já recebe elogios de emissoras como a britânica BBC e do "New York Times"

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Eles têm um pouco de Cure, algo dos Smiths, música que remete aos Beach Boys. Um conjunto de referências empresta à banda The Drums algumas virtudes que a fazem ser considerada a bola da vez no pop.
Quarteto nascido na Flórida e transferido para Nova York, o Drums foi chamado hiperbolicamente pelo semanário inglês "New Musical Express" de "a mais contagiantemente enérgica banda nova-iorquina dos último dez anos". É aposta da BBC para 2010 e já ganhou elogios de publicações como "New York Times" e "Guardian".
Tudo isso graças a alguns shows e a um EP de seis músicas, "Summertime".
O aguardado disco de estreia do Drums já está pronto, segundo contou o vocalista Jonathan Pierce em entrevista à Folha. Deve ser lançado ainda no primeiro semestre, provavelmente em abril.
A banda tem uma formação praticamente clássica: vocalista (Jonathan Pierce), guitarrista (Jacob Graham), segundo guitarrista (Adam Kessler) e baterista (Connor Hanwick) -o grupo não tem um baixista.
A música é relativamente simples, mas ensolarada, debochada, como nas faixas "Let's Go Surfing" e "The Saddest Summer", que podem ser ouvidas no site www.myspace.com/thedrumsforever.
Elas estão também entre as seis faixas de "Summertime". "Bem, para o EP, queríamos realmente fazer algo ensolarado", conta Pierce. "Mas o disco que lançaremos é um pouquinho mais sério, mais pessoal."
Algo que diferencia o Drums de outras bandas roqueiras é que eles conseguem criar faixas cativantes. "Um dos objetivos é fazer canções puramente pop, perfeitas, com melodias melancólicas, letras tristes. Mas talvez eu prefira mesmo uma canção com melodia forte em vez de letra forte, se tivesse que escolher entre uma e outra."
De 2008, quando a banda foi criada, até agora, o grande hit do quarteto é "I Felt Stupid", cujo vídeo pode ser encontrado no YouTube.
""I Felt Stupid" foi a terceira música que compusemos, acho que foi escrita para alguém em particular. É uma faixa divertida de tocar, pois possui alguns efeitos sonoros e samples, como risos de crianças, um cara falando sobre drogas..."

De Ronettes a Lou Reed
Eles encerraram uma turnê europeia no sábado. Retornam ao continente em maio, para uma nova série de shows. Ao vivo, Pierce dança de maneira desengonçada, exagerada -lembra um pouco Morrissey, um pouco Ian Curtis.
Sobre as referências citadas (Cure, Smiths, Beach Boys), Pierce diz: "Os Smiths definitivamente são uma influência, o Cure, talvez. Nunca pensamos em soar como o Cure. Gostamos de Orange Juice, The Shangri-Las, Joy Division, New Order, The Ronettes, Beat Happening, Lou Reed".


Texto Anterior: Crítica/"Canções...": Godá é eficiente personagem de si mesmo
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.