São Paulo, quinta-feira, 01 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Zé Paulo Cardeal/TV Globo
SEM EFEITOS Ana Paula Arósio em cena final de "Um Só Coração"; com mais de 50 anos, a personagem Yolanda tem cabelos brancos, mas a pele é de 20 e poucos, uma falha da minissérie

Minissérie terá final 'onírico' e metáfora

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Minissérie de maior audiência desta década, "Um Só Coração" termina na próxima quinta com passagens oníricas, metáforas e homenagens. As últimas cenas foram gravadas ontem, no Rio.
Segundo o co-autor Alcides Nogueira, a história relatada pela minissérie acaba em 1953, como previsto na sinopse original, com as festividades do Quarto Centenário de São Paulo. Mas, após legendas de "alguns anos depois", o programa da Globo, que misturou ficção com realidade ao contar a história cultural moderna da cidade, "passa para um tempo onírico, de fantasia".
Nesse tempo, Yolanda (Ana Paula Arósio), personagem real, aparece com seu fictício grande amor, Martim (Erik Marmo).
"É como se fosse uma metalinguagem mesmo. Entram cenas do desfile da [escola de samba] Nenê da Vila Matilde, com o Ciccillo [Edson Celulari]", diz Nogueira. As imagens foram gravadas no último Carnaval. Haverá também tomadas atuais, de edifícios que ocuparam a paisagem paulistana.
Na "festa de descasamento" de Yolanda e Ciccillo, realizada anos depois de 1954, Fernanda Torres interpretará sua mãe, Fernanda Montenegro, que também aparece, junto com Cleide Yáconis e Eva Wilma, numa homenagem a grandes nomes do teatro paulista.
"Isso é para perder a dimensão do real. É a carnavalização que os modernistas tanto pregavam", afirma Nogueira.

OUTRO CANAL

Bingo
A Record exibe hoje um "Repórter Record" (21h45) mostrando o "absurdo uso do dinheiro público para socorrer uma das mais poderosas empresas de comunicação do Brasil". O programa irá "denunciar" o provável socorro do BNDES a empresas de comunicação, principalmente a Globo. É uma declaração de guerra no ar.

Paquitos
A Band vai fazer um concurso para formar uma banda com dois rapazes e duas moças de 13 a 20 anos. Deve se chamar "Os Morangos". Não tem nada a ver com o "reality show" que irá produzir com a RGB, por uma banda infantil, como divulgou, anteontem, executivo da própria emissora.

Recordes
"Celebridade" e "Big Brother Brasil" cravaram ontem médias de 54 pontos na Grande São Paulo. São as maiores audiências até agora da novela e do "reality show".

Decisivo
As provas do líder de "BBB" exigirão "paciência, mira e memória", segundo a Globo. Hoje, os três participantes disputam prova. Amanhã, os dois perdedores de hoje se enfrentam. No sábado, os vencedores decidem a liderança.

Talento
Bete Coelho vai fazer "Seus Olhos", novela do SBT. Cristina Dieckman, miss Venezuela, que não é parente de Carolina, também.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Os juros caíram! Primeiro de Abril!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.