São Paulo, terça-feira, 01 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro - dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/TV Globo
Reynaldo Gianecchini grava como taxista em rua de São Paulo


Globo abre núcleo de novela em São Paulo

A Globo vai manter um núcleo de produção de teledramaturgia em São Paulo enquanto durar a gravação da novela "Sete Pecados", que estréia em 18 de junho com a missão de recuperar a audiência da faixa das 19h, hoje abaixo dos 30 pontos.
É a segunda vez que a Globo faz isso _a primeira foi com "Belíssima". O esforço para mostrar as ruas e avenidas da cidade não ocorre por acaso: a emissora está preocupada com resultado de recente pesquisa com telespectadores paulistanos, que declararam insatisfação com a repetição da zona sul do Rio de Janeiro nas novelas das oito. Além disso, é em São Paulo, principal mercado do país, que o Ibope mede a audiência da TV em tempo real.
Desde o início de abril, 80 profissionais gravam em São Paulo cenas da primeira novela contemporânea de Walcyr Carrasco. A partir de hoje, esse número será reduzido a pouco mais de dez. As gravações na cidade agora ocorrerão a cada 15 dias. No Rio, serão construídos em cidade cenográfica uma fictícia rua dos Jardins, onde ficará o ponto de táxi do protagonista Reynaldo Gianecchini, e uma vila de classe média baixa.
Já foram feitas tomadas de Gianecchini e seu táxi na Penha, Jardins e Liberdade, nas avenidas Paulista e Morumbi e na Radial Leste e marginal Pinheiros. Max Fercondini (outro taxista) e Duda Nagle (motoqueiro) também gravaram nas ruas de São Paulo.

BALANÇO SOCIAL 1 Depois de considerar como merchandising social em 2005 até cenas em que uma mulher mais velha (Vera Holtz) tirava proveito de um garoto de programa (Cauã Reymond), em "Belíssima", a Globo foi mais rigorosa em 2006. Resultado: o número de cenas de conteúdo socioeducativo em suas novelas caiu 40%, de 1.551 para 925.

BALANÇO SOCIAL 2 A campeã desse tipo de ação em 2006 foi "Páginas da Vida", com 374 cenas socioeducativas. A novela de Manoel Carlos abordou temas como a síndrome de Down, o alcoolismo e a bulimia. "Malhação" ficou em segundo lugar, com 314 cenas (preconceito contra deficientes, trabalho infantil, excesso de cuidados com o corpo), seguida por "Cobras e Lagartos" (85). Os dados são da Globo.

DOMINGÃO DO SILVIO 1 O SBT fechou abril sem perder em um único domingo para Record na média diária (das 7h à 0h). Assim, Silvio Santos mantém a vice-liderança nesse dia que já foi sua marca na TV. A Record, graças à audiência que obtém no horário nobre, vence o SBT na média diária nos demais dias da semana.

DOMINGÃO DO SILVIO 2 Anteontem, o SBT chegou a ser líder entre 10h15 e 10h45. À tarde, os programas de Silvio Santos superaram a Record em várias ocasiões.

DESFALQUE O grupo Antônia, criado para o filme e seriado homônimos, canta neste final de semana no Skol Beats, em São Paulo. Mas sem Negra Li, que prefere carreira solo _e não quer se "queimar" com esse caça-níquel.

Texto Anterior: José Simão: Apertem os cintos! O piloto sumiu!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.