São Paulo, sábado, 01 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Corpo e alma andam juntos em Murakami

DA REPORTAGEM LOCAL

E, porém, ele escreve!
Após percorrer dez km ao dia, seis dias por semana, e nos intervalos praticar um pouco de natação e ciclismo, Haruki Murakami (1949) ainda encontra tempo para falar das provas de longa distância de que participou em Nova York, em Boston, na Grécia ou no Japão.
Mas o que conta em "Do que Eu Falo Quando Eu Falo de Corrida" é justamente como se tornou um escritor-atleta -ou como correr, para ele, é ao mesmo tempo "um exercício e uma metáfora" do ofício literário. É claro que a literatura já foi comparada a coisas bem mais nobres: à arquitetura em Balzac, à música em Thomas Mann ou a ela mesma.
Mas Murakami dá passadas em outra raia -e faz isso bem!
Seu público-alvo, que o transformou em best-seller, sempre foram os mais jovens, e esta obra não descuida deles. Diz adorar se deslocar ao som de Red Hot Chili Peppers, Gorillaz e Beck, mas -os anos pesam!- se vira bem com Eric Clapton e Rolling Stones.
E nada como um bom par de tênis Mizuno, por mais que tenha tentado outras marcas.
No entanto, correr é também um modo de se posicionar diante da existência. Um fundista não compete com ninguém, diz, mas contra seu próprio tempo, assim como o escritor luta contra a folha (ou tela) em branco. Ambos devoram a solidão como alimento diário. Além disso, escrever e correr são atividades humildes, quase ascéticas, pela escassez de matéria-prima de que necessitam (embora um tênis Mizuno não saia assim tão barato).
"Do que Eu Falo..." é uma narrativa de formação, em que corpo e alma caminham juntos, entre uma passada aqui e uma página ali. (MARCOS FLAMÍNIO PERES)


DO QUE EU FALO QUANDO EU FALO DE CORRIDA (versão em inglês)

Autor: Haruki Murakami
Editora: Vintage Books
Quanto: R$ 19,42 (180 págs.)
Avaliação: bom




Texto Anterior: Popular, Zatopek viveu o céu e o inferno do comunismo
Próximo Texto: Beijo gay eleva a audiência de novela argentina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.