São Paulo, domingo, 01 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Daniel Castro dcastro@folhasp.com.br

Novo programa da Globo vai mostrar a polícia heróica

Novo programa da Globo, no ar nesta quinta por volta das 23h40, "Força-Tarefa" vai dar o que falar. Sua produtora, a independente paulistana Medialand, o define como um reality show policial. Não é um programa jornalístico, porque não tem a independência nem a isenção exigidos pelo jornalismo, mas também não é ficção.
A fórmula é mais ou menos essa: o programa acompanha uma operação de alguma força policial. Um ou mais policiais são escolhidos como personagens. Esses personagens terão o tempo todo microfones de lapela em suas fardas e serão seguidos de perto por cinegrafistas. É a partir do ponto de vista deles que se dá a narrativa.
Em uma edição já gravada, a produção acompanhou uma operação do GOE (Grupo de Operações Especiais, elite da Polícia Civil paulista) em pontos de tráfico. Mostra-se desde a preparação da ação até a invasão de favelas, com corre-corre.
O objetivo dos produtores, inspirados em originais americanos, é apresentar a polícia heróica, científica, cidadã, que funciona. A Medialand refuta o rótulo de "chapa-branca", embora admita o corte de imagens que possam "entregar a arma para o crime" ou comprometer a segurança de policiais.
"Força-Tarefa" deve gerar polêmica por estimular o lado teatral do policial, por mostrar ações que longe das câmeras são mais violentas e por omitir a polícia corrupta e ineficiente.

ROSSELLINI BRASILEIRA

Patricia Stavis/Folha Imagem


A gaúcha Maristane Dresch (foto), 36, era assistente de direção de Bibi Ferreira quando Luiza Brunet a achou parecida com a italiana Isabella Rossellini e a indicou a uma agência de modelos. Muitas campanhas depois, Maristane (o nome é homenagem a um pintor italiano) está emplacando sua quinta novela, "Revelação". Na trama do SBT, a atriz interpreta uma professora que larga tudo para cuidar do marido, mas, solitária, se apaixona pelo cunhado. "Cláudia é meu papel mais encorpado", festeja.

A VOLTA DA GRAZI

Pouco mais de um mês após se despedir da novela "Desejo Proibido", a ex-big brother Grazi Massafera volta à tela da Globo na próxima quinta, em "Casos e Acasos". Numa história bem bobinha, ela interpreta Graziela, uma moça do interior (outra mera coincidência) que se hospeda na casa de um amigo. Mas o amigo fica preso no trânsito e pede para Maurício (Leonardo Miggiorin) fazer o favor de recepcioná-la. Maurício adora a missão. Além de enfeitar a paisagem, Grazi, ops, Graziela ainda lhe prepara um jantar.

MUDA TUDO 1
A direção da Band estuda fazer uma mudança radical no programa de Daniella Cicarelli, o "Quem Pode Mais?", que não emplacou -a audiência das últimas edições foi de 2,3 pontos na Grande São Paulo.

MUDA TUDO 2
Na Band, Cica tem sido vista como "artista difícil". Leva até dez horas para gravar um programa que dura menos de duas. Foi por isso que a rede desistiu de colocá-la ao vivo no ar.

CUBANO
Luciano Huck grava nesta semana edição especial do "Vou de Táxi" em Miami. É a segunda vez que o apresentador pilota um táxi nos EUA -a primeira foi em Nova York, em 2007. Huck também fará entrevistas.

DRAMA
O "Profissão Repórter" volta à Globo nesta terça mostrando a fila do transplante de coração. Caco Barcellos contará o drama de um amigo dele -que não resistiu à espera pela cirurgia.

Pergunta Indiscreta

FOLHA - É verdade que você está investindo na carreira de cantora? Você vai lançar seu videoclipe no "Fantástico"?
GLÓRIA MARIA
(jornalista, atualmente em férias sabáticas) - Quando pedi para sair do "Fantástico", eu falei que queria lançar um CD. Então, estou fazendo aula de música e, sempre que encontro uma banda, eu canto. Foi isso o que aconteceu no final de semana [passado] em Búzios. Cantei bossa nova, samba e dois rocks. Sempre gostei de cantar. Isso não quer dizer que eu seja uma Gal Costa ou Marisa Monte. Quem vai dizer se posso lançar um CD são as pessoas. Acho que posso lançar [o clipe] no "Fantástico", com o Zeca [Camargo] e a Patrícia [Poeta] fazendo as cabeças [apresentação].


Texto Anterior: José Simão: Preserve a natureza! Adote uma perereca!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.