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"Forasteiros" buscam imagem da megalópole
Diretores do Rio de Janeiro e de Brasília adotam São Paulo temporariamente para filmar suas tramas mais urbanas
Vida noturna e diversidade de tipos na região central da cidade são aspectos que conquistam o interesse dos cineastas "estrangeiros"
DA REPORTAGEM LOCAL
Tarde da noite, perto da área
conhecida como Cracolândia,
no centro de São Paulo, o cineasta brasiliense José Eduardo Belmonte queria seguir filmando cenas de seu longa
"Meu Mundo em Perigo",
quando ouviu do assistente
paulista o alerta: "Aqui está
complicado!". Cifrado demais.
Belmonte pensou tratar-se
de um comentário sobre o andamento da cena e retrucou: "É
que você está colocando muita
energia. Aja como se isso não tivesse importância alguma".
De volta a Brasília, onde conclui atualmente a montagem de
"Meu Mundo em Perigo", o diretor se diverte lembrando do
episódio acima e de seu desfecho sem dramas: "A ignorância
dá muita sorte e coragem. Filmei sem esquema de segurança
algum em locais que só depois
descobri que eram perigosos".
"Anciã"
"Tecnicamente paulista",
uma vez que nasceu em São
Paulo e foi criado em Brasília,
Belmonte afirma que sempre
teve "certo fascínio pela cidade,
por sua mistura do novo e do
velho, e por ela ser uma anciã,
comparada com Brasília".
A trama de "Meu Mundo em
Perigo", um melodrama sobre
pais e filhos envolvidos com vícios e crimes involuntários,
"era um projeto urbano", diz
Belmonte, explicando sua escolha por São Paulo: "Era importante para a história ter esse
caos de metrópole".
O próximo filme do diretor
de "A Concepção" também será
rodado em São Paulo, entre o
fim deste ano e o início do próximo. "Se Nada Mais Der Certo" tratará de jovens que saem
de Brasília em busca de um emprego (que não seja no funcionalismo público) em São Paulo.
Como o título indica, as coisas
não sairão exatamente bem.
A experiência do primeiro
longa feito em São Paulo neste
ano será útil para driblar os perigos da cidade na próxima vez,
aposta Belmonte.
Carioca "obcecado por São
Paulo", Mauro Mendonça Filho pretende rodar no início de
2008 na cidade o longa "No Retrovisor", a partir da peça homônima de Marcelo Rubens
Paiva que ele dirigiu no teatro.
São Paulo torna-se personagem de "No Retrovisor" quando dois amigos relembram a juventude vivida na cidade, nos
80. "Ao abordar esse passado, a
cidade representa certo conceito que havia na época-o de
afirmação de um sujeito urbano", diz Mendonça Filho.
"Linha de Passe"
Os cariocas Walter Salles e
Daniela Thomas também tratarão São Paulo como um elemento dramatúrgico do longa
"Linha de Passe", que será rodado nos próximos dois meses.
Salles e Thomas dirigiram
juntos "O Primeiro Dia", que se
passa no Rio, e "Terra Estrangeira", filmado em São Paulo.
O fato de ser "uma cidade em
constante construção e redefinição" é o que torna São Paulo
mais atraente para ser filmada,
afirma Salles. A maior dificuldade que a metrópole impõe a
quem se lança à tarefa, na opinião do cineasta, é "o fato de ela
ser dificilmente definível".
(SILVANA ARANTES)
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