|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
DVD/LANÇAMENTOS
Origem e destino: violência
Gangues de Nova York
Direção: Martin Scorsese
Produção: EUA, 2002
Lançamento: Columbia
O épico de Scorsese é um retrato da
violência como origem e destino da
"civilização" norte-americana. A primeira
parte, na qual o diretor retoma seus
motivos obsessivos (o fantasma do pai, o
sacrifício de inspiração cristã, o
confronto de valores elevado a uma
dimensão super-humana), apesar de já
ser estetizada demais, ainda é
convincente.
Já a segunda parte, quando Scorsese
mistura o tema da vingança com um
projeto de romance, não se resolve, além
de desviar a atenção do foco inicial. Nela,
a violência nunca ultrapassa o efeito
espetacular, que culmina na cena final,
piegas e artificial, com o fantasma das
torres gêmeas a reiterar o simbolismo de
toda a história num modo retórico para
além do óbvio.
A edição brasileira do DVD, ao contrário
da original, é avara em extras e traz
apenas a opção comentários do diretor,
que dessa vez vem legendada em
português. Esperava-se que, pelo menos
em DVD, Scorsese oferecesse sua tão
sonhada edição pessoal, motivo de
disputa com os produtores e dos
seguidos adiamentos da estréia do filme.
Que nada!
Ou seja, a edição em DVD pode ser boa
para conhecer particularidades da
produção, mas recompensa com muito
pouco para o que se pretende um
verdadeiro épico.
(CÁSSIO STARLING CARLOS)
O Sétimo Selo
Direção: Ingmar Bergman
Produção: Suécia, 1956
Lançamento: Versátil
A Idade Média de Bergman fica entre
uma xilogravura de Dürer e um auto
teatral apocalíptico. O cineasta realiza
uma obra em que o onírico nem sempre
compensa o retórico. Com Block, o
personagem do cavaleiro que retorna
das Cruzadas para uma Escandinávia
tomada pela peste e pela Inquisição, o
autor compartilha as inquietações
metafísicas, mas não o fanatismo. O
sarcasmo demasiado humano de Jons, o
escudeiro, parece lhe convir melhor.
(TIAGO MATA MACHADO)
A Comilança
Direção: Marco Ferreri
Produção: Itália, 1973
Lançamento: Versátil
Um juiz edipiano, Philippe (Noiret), um
piloto ninfômano, Marcello
(Mastroianni), um afetado produtor de
TV, Michel (Piccoli), e um chefe de
cozinha bonachão, Ugo (Tognazzi),
reúnem-se num final de semana para
uma orgia gastronômica,
aparentemente dispostos a comerem
até a morte. O diretor Ferreri empanturra
o espectador até o fim, seja com sua
marcusiana visão da burguesia, seja com
seu gosto inquebrantável pelo
escândalo.
(TMM)
Texto Anterior: Copião: Cinema arrecada menos de 30% do previsto Próximo Texto: Erika Palomino: Se joga no ABC do Electro; ainda dá tempo! Índice
|