UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RUÍDO

Abramus nega suposto controle de gravadoras

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Segue a controvérsia sobre a suposta influência das gravadoras na sociedade arrecadadora de direitos autorais Abramus, denunciada pelo compositor Fernando Brant.
A superintendente do Ecad (escritório que centraliza as sociedades arrecadadoras), Glória Braga, que havia dito que a Abramus "é de pessoal de gravadora", retifica a afirmação: "A informação correta é que a Abramus é a sociedade que possui, entre seus filiados, as principais gravadoras do Brasil".
O presidente da Abramus, Roberto Corrêa de Mello, confirma. "As principais gravadoras do Brasil ingressaram em nossos quadros porque viram o bom trabalho que desenvolvemos", diz, reafirmando que elas não têm representação privilegiada nas instâncias de decisão.
Mello diz que a Abramus, que recebeu mil novos associados no último ano, pulou para o primeiro lugar entre as sociedades que mais arrecadam, com 27% do total captado pelo Ecad. Segundo ele, as gravadoras ficam com 25% do montante total.

GAL REGRAVA MAIS
Gal Costa regravará clássicos da MPB inéditos em sua voz, segundo a gravadora Indie Records, que acaba de oficializar sua contratação. A produção será de Mariozinho Rocha, chefão da área de trilhas sonoras da Globo -e a emissora promoverá uma enquete pública para definir o repertório que a cantora irá obedecer. O "slogan" da "campanha", segundo a Indie Records será o seguinte: "As melhores músicas nacionais de todos os tempos, pela primeira vez, na voz da maior cantora do país".

NOITE INÉDITA
Além dos CDs de Noite Ilustrada cantando Ataulfo Alves e Lupicinio Rodrigues, a Atração tem na manga dois outros títulos inéditos do sambista morto segunda. "Resgatando" foi gravado no Rio de Janeiro, em 94, com clássicos de Lupicinio, Ismael Silva e Altamiro Carrilho. "Grandes Sucessos", gravado no Recife nos anos 80, traz versões de "Volta por Cima" (de Paulo Vanzolini) e "Minha Rainha".

BLACKS REUNIDOS
Um show do soul man carioca Hyldon marcado para o Bourbon em 18 de setembro deve virar CD ao vivo. E trará os feras do grupo Azimuth entre os músicos acompanhantes de Hyldon. O cantor contou com o inesperado reencontro da dupla soul dos anos 70 Tony & Frankye no show que fez em São Paulo na sexta-feira passada.

DAÚDE DE LÁ
A cantora baiana Daúde já está contratada pelo selo britânico Real World, de Peter Gabriel, que lançará em setembro na Europa e nos Estados Unidos o terceiro CD de Daúde, "Neguinha, te Amo". Por enquanto, não há lançamento previsto aqui no país natal.

psanches@folhasp.com.br


Texto Anterior: Música/Lançamento - Afrobeat: Documentário de 1982 expõe marcas de Fela Kuti
Próximo Texto: O não-lançamento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.