UOL


São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUADRINHOS

Pai da personagem Valentina estava internado por esclerose

Guido Crepax, 70, morre em Milão

DIEGO ASSIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Valentina Rosselli ficou órfã. Surgida em 1965 nas páginas da revista italiana "Linus", a personagem mais sensual das histórias em quadrinhos perdeu anteontem seu pai e criador, o arquiteto Guido Crepax (1933-2003).
Além da fotógrafa de moda de olhos verdes e cabelo chanel, Crepax deixa para trás outras "filhas" igualmente sedutoras que marcaram a memória dos leitores das chamadas "óperas eróticas", lançadas no Brasil pela LP&M e Martins Fontes: Anita, Bianca e Justine, adaptada das páginas do romance homônimo de Sade.
Considerado por Milo Manara -outro importante nome do quadrinho erótico europeu- como "aquele que melhor soube desenhar as curvas de uma mulher", Crepax ficou conhecido por unir, em um mundo de sonho e fantasia, textos de Sade, Georges Bataille e Samuel Beckett às formas das divas do cinema clássico.
Sua morte se deu no hospital Redaelli, em Milão, em decorrência de uma esclerose que havia se agravado nos últimos meses. Já aposentado dos quadrinhos, em 2001, Crepax declarou em entrevista à Folha: "O futuro me causa um pouco de medo. Há as guerras e tudo isso acontecendo. Acho o passado mais belo".


Texto Anterior: Carlos Heitor Cony: Carta sobre o passado e o presente
Próximo Texto: Panorâmica - Música 1: Aos 80, morre Sam Phillips, que revelou Elvis Presley
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.