São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE PÚBLICA

Praça em SP recebe esculturas do artista italiano Emendabili

DA REPORTAGEM LOCAL

Duas esculturas do italiano Galileo Emendabili (1898-1974) que pertenceram à coleção do ex-banqueiro Edemar Cid Ferreira foram inauguradas ontem em um espaço público, a praça Luís Carlos Paraná, no Itaim Bibi, zona oeste de São Paulo.
A decisão de colocar as obras na praça foi do juiz Fausto Martin de Sanctis, que condenou Edemar a 21 anos de prisão e distribuiu mais de 10 mil peças da sua coleção para outros museus da capital paulista.
Segundo De Sanctis, a decisão foi baseada na Convenção sobre o Patrimônio Mundial da Unesco, da qual o Brasil é signatário desde 1977. "O artigo 5º da convenção deixa claro que cabe aos Estados-partes dar a esses bens "uma função na vida da coletividade'", diz ele. Ainda de acordo com o juiz, era vontade do artista que as obras ficassem expostas num lugar público.
As esculturas representam duas musas (da escultura e da engenharia) e tiveram que ser restauradas porque estavam em "processo acentuado de deterioração", de acordo com o juiz.


Texto Anterior: Comentário: Bulcão deixa herança a ser admirada
Próximo Texto: Última moda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.