São Paulo, sábado, 1 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD grego canta dor do exílio

da Reportagem Local

A variedade do repertório é o grande atrativo do CD "The Dance of Heaven's Ghosts", uma compilação de ritmos gregos.
A música grega é uma das mais variadas do mundo, seja pela riqueza de sua história (a Grécia vive há milênios conquistando e sendo conquistada), por suas particularidades geográficas (a Grécia é um arquipélago com centenas de ilhas, mas também é terra firme e montanhas) e por ser ponto de passagem de mercadores do mundo inteiro.
O disco traz duas faixas de Eleni Vitali, cantora e compositora grega de origem cigana, uma das maiores intérpretes gregas.
Melodramática e teatral em cena, Vitali chega a chorar quando apresenta algumas de suas canções, que tratam das mazelas do amor. Canta ritmo laiko e inclui instrumentos típicos ciganos, como o acordeão.
Laiko é a forma musical grega mais conhecida. A própria palavra "laiko" significa "popular". Música mais moderna e urbana, produzida nos grandes centros e nas periferias de portos por populações marginalizadas.
Haris Alexiou, uma das grandes cantoras gregas, tem um estilo orientalizado, típico dos gregos mais próximos da Ásia Menor.
Canta canções rembetiko, ritmo dos refugiados gregos que se instalaram na periferia de Atenas ou no porto de Pireu e que trata da vida dura no exílio e na periferia das grandes cidades.
Yannis Parios canta nissiotiko, a música das ilhas, como Paros, onde ele nasceu.
Trata-se de uma canção que sofreu menos influências externas. É mais declamada, com influências árabes e dos menestréis da Idade Média.
Hronis Aidoninis fecha o volume. O músico é professor de música bizantina e filho de um papa da igreja grega ortodoxa. Apresenta aqui uma faixa tradicional ("Oli Me Len Tragoudisse"), que trata da volta para casa depois de uma longa ausência.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.