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TV on the Radio mostra sua sinfonia
Banda de Nova York será uma das atrações do Tim Festival que acontece em outubro no Rio e em SP
THIAGO NEY
ENVIADO ESPECIAL A LEEDS
O barulho, bem esculpido,
torna-se uma sinfonia. Parece
ser esse o mote que norteia a
banda nova-iorquina TV on the
Radio. Se nos dois discos de estúdio o grupo dosa o "noise" roqueiro (do tipo Sonic Youth)
com melodias pop (do tipo Talking Heads), em show ele pende para o primeiro. Pelo menos
foi assim no festival de Leeds,
no norte da Inglaterra, no domingo passado, e deve ser assim no Brasil, no Tim Festival
(tocam em 28 de outubro no
Rio e no dia seguinte em SP).
O show em território britânico foi curto (45 minutos) e baseado nos álbuns "Desperate
Youth, Blood Thirsty Babes"
(2004) e "Return to Cookie
Mountain" (lançado há pouco
tempo na Europa).
Ambos devem muito ao pós-punk minimalista, mas com
aditivos eletrônicos e experimentações. A crítica adora a
enxurrada de referências despejada pela banda, mas sua música não é das mais fáceis.
No palco, Tunde Adebimpe
mexe a cabeça e os braços de
forma desconexa, e sua voz é
emoldurada por várias camadas de ruídos saídos das guitarras de Kyp Malone e David Sitek. Baixo e bateria completam
a harmonia. Os músicos são tão
competentes que, em uma ou
duas canções, salta a impressão
de uma banda desconexa -a
voz em falseto de Adebimpe é
atropelada pela velocidade das
guitarras de Malone e Sitek.
Mas, na maior parte do show,
o TVOTR se mostra coeso, e o
que fica na memória é a grandiosidade de "Dreams", a urgência de "Wolf Like Me" e a
belíssima "Staring at the Sun".
Festival
O TV On The Radio teve a
missão mais amarga do festival:
tocar no mesmo horário do fenômeno Arctic Monkeys.
O evento de Leeds, criado em
1999, faz parte do Carling Weekend, que acontece sempre no
último final de semana de agosto e engloba evento em Reading
(próxima a Londres) que existe
desde 1961 -as bandas que tocam na sexta em Leeds se apresentam no domingo em Reading; quem está em Reading no
sábado vai a Leeds no dia seguinte. Leeds reúne, em cada
um de seus três dias, 70 mil
pessoas em quatro tendas.
Pouco depois das 22h, a chuva aumentou, a lama tomou o
que ainda havia de grama e o
cheiro dos restos de batatas fritas, hambúrgueres e noodles
jogados no chão passou o limite
do insuportável. Hora de ir.
O jornalista THIAGO NEY viaja a convite da produção do Tim Festival
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