São Paulo, terça, 1 de setembro de 1998

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Artista anda pela história

da Reportagem Local

Entre os pontos das costuras em couro de Keila Alaver, 27, é possível observar muitas remissões da artista à história da arte, em especial às cenas religiosas.
Seu bebê é um menino Jesus, que surge adorado pela Virgem, pelos pastores e pelos anjos na manjedoura. Keila mostra ainda Jesus nos braços da Madonna ou de são João Batista.
Em um dos conjuntos da mostra, a aversão que a Virgem demonstra ao contato físico com o bebê lembra "A Virgem com o Menino em Pé (Madonna Willys)", de Giovanni Bellini, obra-prima do acervo do Masp em que a Virgem afasta o rosto do contato do Menino.
A relação com Jesus fica ainda mais evidente com a observação dos materiais utilizados: couro de vaca e lã de carneiro, justamente dois dos animais que, segundo a tradição popular e religiosa, teriam aquecido Jesus em seu nascimento.
A história da arte comparece ainda nas poses de seus bonecos, que remetem às posturas clássicas dos retratos que pintores espanhóis e flamencos realizaram da nobreza e da aristocracia no século 17.
De costas, um de seus bonecos reproduz a posição e o refinamento de Paul Viaud na tela "O Almirante Viaud", de Toulouse-Lautrec, outra obra-prima do Masp.
As tinas e bacias podem representar ainda imagens do batismo de Jesus, mas a utilização de cenas de banho aproxima Keila de um outro segmento da história da arte: as cenas de banho e toilete de Bellini, Ingres, Renoir ou Cézanne.
Os temas clássicos retornam ainda na lividez que o couro adquire, principalmente nos rostos dos bonecos, que os aproxima da estatuária greco-romana. (CF)


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