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Artista anda
pela história
da Reportagem Local
Entre os pontos das costuras em couro de Keila
Alaver, 27, é possível observar muitas remissões da artista à história da arte, em
especial às cenas religiosas.
Seu bebê é um menino Jesus, que surge adorado pela
Virgem, pelos pastores e
pelos anjos na manjedoura.
Keila mostra ainda Jesus
nos braços da Madonna ou
de são João Batista.
Em um dos conjuntos da
mostra, a aversão que a
Virgem demonstra ao contato físico com o bebê lembra "A Virgem com o Menino em Pé (Madonna
Willys)", de Giovanni Bellini, obra-prima do acervo
do Masp em que a Virgem
afasta o rosto do contato do
Menino.
A relação com Jesus fica
ainda mais evidente com a
observação dos materiais
utilizados: couro de vaca e
lã de carneiro, justamente
dois dos animais que, segundo a tradição popular e
religiosa, teriam aquecido
Jesus em seu nascimento.
A história da arte comparece ainda nas poses de seus
bonecos, que remetem às
posturas clássicas dos retratos que pintores espanhóis e flamencos realizaram da nobreza e da aristocracia no século 17.
De costas, um de seus bonecos reproduz a posição e
o refinamento de Paul
Viaud na tela "O Almirante Viaud", de Toulouse-Lautrec, outra obra-prima do Masp.
As tinas e bacias podem
representar ainda imagens
do batismo de Jesus, mas a
utilização de cenas de banho aproxima Keila de um
outro segmento da história
da arte: as cenas de banho e
toilete de Bellini, Ingres,
Renoir ou Cézanne.
Os temas clássicos retornam ainda na lividez que o
couro adquire, principalmente nos rostos dos bonecos, que os aproxima da estatuária greco-romana.
(CF)
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