São Paulo, domingo, 01 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Mônica Bergamo
Em Salvador, o presidente pinga de suor depois de comício


Vida de artista

A coluna acompanha 3.015 km de viagens eleitorais de Lula pelo Brasil e mais de 300 km de Aécio Neves em MG

Reta final da campanha eleitoral. Em Feira de Santana, na BA, Iapomira de Souza espera atrás de um palanque para falar com Lula. Ela foi escolhida no meio da platéia que assistia ao comício para gravar uma fala para o programa eleitoral do PT. "Vou dizer ao Lula sobre uma amiga minha que foi vendida para a África por U$ 10 mil", diz. Fim do comício. Lula vai ao encontro da população. É abraçado, quase esmagado. Pinga de suor. Com uma toalha, enxuga o rosto. Passa perto de Iapomira. No empurra-empurra, ela se perde na multidão.

 

A coluna acompanhou o presidente em um périplo por João Pessoa (PB), Feira de Santana (BA), Salvador (BA) e Belém (PA) no dia 16 (antes do escândalo do dossiê). Propôs também a Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e ao tucano Aécio Neves, candidato à reeleição em MG, para seguir um dia de campanha deles. As assessorias de ambos concordaram. Mas Alckmin não agendou horário para que a Folha pudesse acompanhá-lo.
 

Para rodar no dia 16 atrás dos votos de milhões de Iapomiras, Lula usou dois Boeings e um jato Embraer 145. Viajou com mais de 50 pessoas. Em cada cidade, quatro vans e cinco carros, viatura e uma ambulância o esperavam. Foram usados ao menos 40 carros só neste dia pela comitiva. Uma estrutura de astro pop internacional.
 

O espaço para Lula no avião tem mesa com sofá, poltronas e uma cama. Ele troca de roupa entre uma cidade e outra. Atrás do palanque de cada comício, é instalada sempre uma sala VIP para o presidente. Em Salvador, ela tinha cocadas, caldo de sururu, ostras e cascatas de camarão servidos por garçons.
 

Em MG, Aécio viaja a bordo de um King Air para oito passageiros. No avião, lê jornais, almoça sanduíches e salgadinhos. Outro avião leva a imprensa. Nas cidades, duas vans são reservadas para a sua comitiva. A produção da campanha chega à cidade um dia antes, para reconhecer percursos e animar os aliados locais. Militantes tucanos, vindos de ônibus de BH, chegam pouco antes de Aécio. São eles que animam a caminhada gritando o nome do candidato. No dia 25, a coluna acompanhou o governador nas cidades de Sabará, Caratinga e Divinópolis. Veja, nesta página, fotos das duas viagens.


Texto Anterior: Série "Big Love" retoma fórmula com ousadia
Próximo Texto: Crítica/DVD/"Desperate Housewives: Série que mescla humor e mistério sofre "apagão" criativo no segundo ano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.