São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Em alta

Com mais de 260 mil unidades vendidas até o começo da semana, os fabricantes de automóveis no Brasil se preparam para a possibilidade de o mês de setembro ter fechado com recorde histórico de comercialização de automóveis no país. Os números preliminares indicam que o crescimento sobre o mês anterior passa dos 9%. Motivo: os últimos dias de vigência do corte da alíquota de IPI na compra de carros.

LINHA RETA
Jackson Schneider, presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), afirma que a única preocupação é com a curva do próximo mês: passada a ressaca da explosão de consumo motivada pela redução do IPI, o que virá depois? O próprio Schneider, porém, acredita que a maior oferta de crédito pode contrabalançar a volta do imposto.

GANGORRA
A GM do Brasil é uma das montadoras que podem bater recorde histórico de vendas no país no mês de setembro. Até o começo da semana, as vendas batiam em 58 mil unidades. A participação da empresa no mercado também registrava alta, de 17% para mais de 20%. Os números definitivos serão fechados nos próximos dias.

ESQUELETO
Deve ser retomado hoje o julgamento da falência da Transbrasil no STJ (Superior Tribunal de Justiça). O placar está empatado, com a ministra Nancy Andrighi votando a favor da manutenção da quebra da empresa e o ministro Massami Uyeda, contra. A eventual reversão da medida na Justiça não fará com que a empresa volte a voar, mas poderá ser usada na ação de cobrança de indenização que a Transbrasil move contra a GE (General Eletric), que pediu a falência da empresa há quase dez anos.

PRIMEIRO CAPÍTULO
A Transbrasil já ganhou em primeira instância, em São Paulo, o direito de ser indenizada pela GE em US$ 40 milhões por causa de notas promissórias que a companhia aérea alega que já estavam pagas.

 

A decisão, no entanto, não é definitiva e pode ser revertida em outras instâncias.

DOUTOR
O tucano Caio Luiz de Carvalho, presidente da SP Turis, já tem doutorado. Ele defendeu anteontem sua tese na área de comunicação e lazer pela USP (Universidade de São Paulo).

 

O tema do trabalho foi "Políticas Públicas no Brasil e Construção de uma Identidade para a Cidade de São Paulo".

PARA TODOS
O promotor Mauricio Ribeiro Lopes, do 1º Tribunal do Júri de SP, encaminhou representação à promotora Valéria Maiolini, supervisora da Central de Inquéritos Policiais do Ministério Público, para que ela abra investigação sobre o furto de roupas na Daslu pela alta funcionária de uma joalheria. "Em Salvador, um pobre coitado foi assassinado dentro de um supermercado da rede Pão de Açúcar pela subtração de três míseros pedaços de queijo. Agora, uma ricaça furta valiosas peças de roupas da Daslu e vai para o psiquiatra ao invés de ir para a delegacia? O crime de furto ainda é digno de ação penal pública e tem que ser assim para todos", escreveu ele num despacho enviado à promotora.

ENTRE NÓS
Em tempo: a Daslu não registrou boletim de ocorrência para preservar a alta funcionária de constrangimentos e por entender que ela precisa de tratamento. A butique não se manifesta sobre o caso.

TIJOLADA
O deputado estadual Orlando Morando (PSDB-SP) vai pedir que a Comissão de Obras e Serviços da Assembleia Legislativa convoque a Telefônica a prestar esclarecimentos sobre as panes em suas linhas. Com as chuvas de segunda-feira, alguns telefones da casa ficaram mudos por até 13 horas.

 

"O serviço é ruim e não dá para culpar a chuva. Ela atrapalha a vida de quem produz tijolos, não de quem vende telefonia. Isso me cheira a falta de investimento e de manutenção", diz o parlamentar paulista.

O PRÍNCIPE ALBERT CHAMA MEIRELLES

Mastrangelo Reino/Folha Imagem
O presidente da Fiesp, Paulo Skaf, e Benjamin Steinbruch, da CSN, em jantar na terça

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, desembarca nas próximas horas em Copenhague, na Dinamarca, para defender a candidatura do Rio às Olimpíadas de 2016. Vai falar sobre as garantias que o governo brasileiro está dando para a realização do evento, de US$ 800 milhões.

 

Num jantar na casa do empresário Marcos Arbaitman e de sua mulher, Bete, anteontem, em São Paulo, Meirelles revelou que o príncipe Albert, de Mônaco, membro do Comitê Olímpico que escolherá a sede do evento, telefonou para ele para uma conversa. O presidente do BC acha que esse é um ótimo sinal para a candidatura brasileira. Para ele, a única cidade que pode derrotar o Rio na pretensão de sediar os jogos é Chicago, "por causa do presidente Barack Obama".

CURTO-CIRCUITO
OS ARQUITETOS Alberto Botti e Marc Rubin lançam hoje o livro "Portfólio 2002-2009", no Centro Brasileiro Britânico.
ESTREIA AMANHÃ o espetáculo "Métamorphoses", do Ballet National de Marseille. Às 21h30, no teatro Alfa. 12 anos.
A DJ ANA JOHN toca hoje no Escape Bar, no Itaim, a partir das 22h. A temporada se estende por todas as quintas-feiras de outubro, com convidados. Classificação etária: 18 anos.
A ARTISTA PLÁSTICA Regina Parra inaugura exposição hoje, às 19h, na galeria Leme, no Butantã.
ESTREIA AMANHÃ a peça "Hamelin", com Vladimir Brichta e direção de André Paes Leme. No CCBB-SP. 16 anos.
ACONTECE HOJE , às 19h, o lançamento da revista "Licia", da promoter Licia Fabio, na Laje, na galeria Ouro Fino.
A FUNDAÇÃO LUSO-BRASILEIRA faz jantar hoje, no hotel Tivoli, para seu novo presidente, Miguel Horta e Costa.
A ESTILISTA Carina Duek inaugura loja hoje, com show da banda Stop Play Moon, na Oscar Freire.
A BRP promove o lançamento dos jet-skis da linha iS, durante o São Paulo Boat Show, feira náutica que vai até terça-feira.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e FLÁVIA MARTIN



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: A verdade sobre Tom Waits
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.