São Paulo, quinta-feira, 01 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção Folha enfoca museu com rico acervo da Grécia Antiga

Chega às bancas no domingo volume sobre o Museu Arqueológico de Atenas

DA REPORTAGEM LOCAL

Vasos milenares, esculturas de deuses, estátuas de imperadores: 11 séculos de cultura da Grécia Antiga, dos primórdios à dominação romana, estão representados no volume nove da Coleção Folha Grandes Museus do Mundo, que chega às bancas no domingo e aborda o Museu Arqueológico Nacional de Atenas.
Fundada em 1829 por Ioannis Antonios Kapodistrias (1776-1831), o primeiro chefe de Estado da Grécia independente, a instituição reúne mais de 20 mil peças, que representam o mais importante conjunto de obras gregas existente no planeta. Entre pinturas, esculturas e objetos, é possível conhecer elementos de uma cultura que teve papel decisivo na determinação dos alicerces da civilização ocidental.
Criado no edifício do Orfanato, na ilha de Egina, o museu passou a ocupar sua sede atual em 1889, quando finalmente se concluíram as obras iniciadas em 1874, sob a supervisão do arquiteto Ludwig Lange.
Desde então, o prédio sofreu diversas reformas, modificações e ampliações para dar conta de abrigar um acervo que só crescia com a evolução das descobertas arqueológicas.
Como foi o caso da imponente estátua de Zeus ou Posseidon de Artemísio, datada de cerca de 460 a.C. e atribuída a Calamides. O braço foi encontrado por pescadores, em 1926; o resto do corpo, dois anos depois.
Sua restauração revelou uma das mais incisivas imagens do poder divino que chegaram até nós desde o mundo antigo. Ela traz a divindade, com um semblante austero, fazendo o movimento de lançar adiante um raio -ou um tridente.


Texto Anterior: Crítica/"27 Cenas Sobre Jorgen Leth": Filme faz resumo claro de obra de Leth
Próximo Texto: "Estou completamente fora de moda"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.