São Paulo, sábado, 01 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jabuti muda mais um finalista e tem critérios questionados

Editora de ensaio eliminado diz que análise foi superficial

DE SÃO PAULO

Na lista de finalistas na categoria artes do Prêmio Jabuti, divulgada na semana passada, a obra "A Mão Afro-Brasileira" é de 1988. Pela regra, só concorrem obras inéditas.
Questionada pela Folha, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, que coeditou com o Museu Afro-Brasil o título, solicitou ao prêmio a desclassificação da obra.
Com isso, passou a integrar a lista "Pixinguinha na Pauta", organizada por Bia Paes Leme, coedição da mesma Imprensa Oficial com o IMS.
A Imprensa Oficial argumentou que inscreveu "A Mão Afro-Brasileira" por se tratar de edição ampliada, publicada em dois volumes -a primeira teve um só.
Nesta semana, a 34 informou ao Jabuti considerar "insatisfatória a justificativa" para a desclassificação de "Itinerário de uma Falsa Vanguarda", de Antonio Arnoni Prado, em teoria e crítica literária.
A obra foi eliminada com outras duas na semana passada por não ser inédita. Para a 34, não houve cotejo entre o título e versão reduzida lançada em 83. (RAQUEL COZER)

FOLHA.com
Leia mais no blog
A Biblioteca de Raquel
folha.com/abibliotecaderaquel


Texto Anterior: Coleção Folha traz 'O Batedor de Carteiras'
Próximo Texto: Álvaro Pereira Júnior: É proibido criticar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.