São Paulo, sábado, 01 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Coleção Folha traz 'O Batedor de Carteiras'

Filme de Robert Bresson estrelado por Martin LaSalle sai no dia 9

Longa conta a história de ladrão que, ao encontrar (e perder) o amor, se vê prestes a ter uma nova chance


DE SÃO PAULO

No dia 9, a Coleção Folha Cine Europeu traz o filme "O Batedor de Carteiras" (1959), uma das obras-primas do cineasta francês Robert Bresson (1901-1999).
Junto ao DVD, há um livro com informações sobre o cineasta -essencial para se aprofundar em sua obra.
Bresson tem uma visão aguda sobre o ser humano e adota um registro "desdramatizado" para observar seus personagens, que podem tanto agir pela pureza como pela pior crueldade.
É o caso de Michel (Martin LaSalle), protagonista de "O Batedor de Carteiras", ladrão que encontra uma luz quando se interessa pela pura Jeanne (Marika Green), que cuida de sua mãe enferma.
Após a morte de Jeanne, Michel é preso, mas o cárcere será o lugar onde ele poderá ter uma nova chance.
Além de inspirado no romance "Crime e Castigo", de Dostoiévski, o filme também ilustra as principais premissas da encenação bressoniana, na qual os personagens são mostrados estritamente dentro da esfera do visível, quase como se observados em um documentário.
Suas interioridades não aparecem na fala nem em ações, mas nas nuances de gestos e expressões.
É a tal pureza que Bresson tanto defendeu para o cinema. No livro "Notas sobre o Cinematógrafo", publicado pelo cineasta em 1975, ele renomeia as definições e chama de "cinematógrafo" a arte que se expressa pela decupagem, enquanto "cinema" seria a contaminação deste pela lógica teatral.
A herança de Bresson é tão forte, nos filmes e nos escritos, que deixa devotos -como o também "moralista" Paul Schrader. O final de "Gigolô Americano" (1980), com Richard Gere, é uma referência direta ao final de "O Batedor de Carteiras".


Texto Anterior: Crítica romance: Delírio gráfico e pop revela versatilidade de Joca Terron
Próximo Texto: Jabuti muda mais um finalista e tem critérios questionados
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.