São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

@- bergamo@folhasp.com.br

João Sal/ Folha Imagem
PROSA
José Mindlin, novo imortal da Academia Brasileira de Letras, chega a evento na Sala São Paulo


Bateu, levou
O sempre polêmico maestro John Neschling, que comanda a Osesp, abriu uma guerra com o mundo da música erudita no Rio de Janeiro. Para Neschling, o Teatro Municipal do Rio só faz "programação nas coxas" e seria "muito fácil" simplesmente "acabar" com ele. As opiniões tiveram a força de uma bomba. "São declarações totalmente impróprias e deselegantes. O que ele quer é continuar na Osesp ganhando o que ganha, que é um escândalo e todo mundo sabe", diz Helena Severo, diretora do teatro. Neschling ganha em torno de R$ 1,2 milhão por ano.

BATEU, LEVOU 2
O tenor Eduardo Alvarez, diretor artístico do teatro, que é compadre de Neschling, diz que ele "ficou uma fera" porque não conseguiu agendar uma apresentação no Rio na data em que exigia. "O teatro tem óperas, balés, recebe a visita de entidades do mundo inteiro, não dá para marcar no dia em que ele quer. Mas o John não pode, por isso, sair atirando."

VOLTA
Silvio Barbado, regente titular do Municipal do Rio, diz que "ele não pode dizer que a mais tradicional instituição do país tem que fechar. Neschling fala mal da escola de música, mas não conseguiu nem terminar a graduação dele em Viena porque foi expulso. Ele deveria voltar para lá e estudar". A coluna procurou Neschling para responder às declarações. De acordo com assessores, ele está em Nova York e não foi localizado.

MÃE
Recebendo telefonemas do mundo todo para lhe dar os parabéns, o presidente Lula telefonou para poucas pessoas no domingo, dia da reeleição. Uma das primeiras a receber um telefonema de agradecimento do petista foi Maria Amélia Buarque de Hollanda, "a mãe do Chico".

GROTÃO PAULISTA
Líderes do PFL, apesar das derrotas que o partido sofreu, dizem estar felizes com seus "grandes grotões", como diz o senador Heráclito Fortes (PFL-PI). São Paulo, administrado por Gilberto Kassab, é o principal "grotão" do pefelê. O Distrito Federal, que inclui Brasília, é o segundo.
 

"Lula, se quiser ser bem hospedado nas duas cidades, terá que beijar a mão do PFL", diz Fortes.

EM CASA
Mais um livro raro recuperado pela biblioteca Mário de Andrade: "Manual do Fazendeiro ou Tratado Doméstico sobre as Enfermidades dos Negros", de Jean Baptiste Imbert. Já são 14 as obras roubadas que estão de volta à instituição.

FESTA SIM, BOLO NÃO
Ronaldo Fraga "estreou" sua nova casa com uma festa na sexta, em Belo Horizonte. Comemorou aniversário de 40 anos. E não deixou ninguém tocar no bolo. "É coisa da minha infância, sabe? Eu sempre achava que, quando se corta o bolo, é sinal de que a festa vai acabar", diz. E o bolo só foi cortado dois dias depois da festa.

LENÇOS
O diretor de teatro Antunes Filho, 76, subiu ao palco da Sala São Paulo, anteontem, para receber um prêmio pela peça "A Pedra do Reino". "Lindo! Gostoso!", gritava a platéia. "Obrigado, mas assim vocês me emocionam demais", disse, rindo.

CORREIO E CARVÃO
A Editora do Bispo prepara dois lançamentos: "Por que se Mete, Porra? Delicadezas de Paulo César Peréio", e "Manual para Fazer das Crianças Pobres Churrasco", de Jonathan Swift. "O livro será embalado a vácuo, como carne maturada. A idéia é: se não podemos alimentar os pobres, vamos comê-los", diz Pinky Wainer, sócia da editora.

CURTO-CIRCUITO

O LIVRO "COLETIVO - 36 Projetos de Arquitetura Paulista Contemporânea" tem lançamento na próxima segunda, às 20h, no Centro Universitário Maria Antonia, da USP.
O CLUBE ROYAL, no centro, promove noite de hip hop e black music com o DJ Negralha, hoje, a partir das 23h.
OS DJS RENATO LOPES, Bispo e Luís Depeche, entre outros, comandam a Festa Stylish, hoje, no clube Inferno.
O D-EDGE, na Barra Funda, promove a noite Cio, hoje, à meia-noite, com Glácia ++, Simon Andrade e Ângela Rage.
O CAFÉ AURORA organiza noite de Halloween, hoje, com shows das bandas Donna e Acesso Rock, entre outras.
A CANTORA CONSIGLIA Latorre interpreta canções do CD "Tempo de Delicadeza", hoje, às 20h, em Santo Amaro.
A BANCA DE CAMISETAS lança hoje coleção com 13 releituras de estampas antigas do estilista Marcelo Sommer.
OS CONVITES do concerto com João Carlos Martins e Sergei Eleazar de Carvalho em prol da Abrapreci estão à venda.


Texto Anterior: Horário nobre na TV Aberta
Próximo Texto: João Pereira Coutinho: Meus encontros com Churchill
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.