São Paulo, quinta-feira, 01 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Um Verão para Toda a Vida"

Ator Daniel Radcliffe é ofuscado em aventura infanto-juvenil com clichês

MARCO AURÉLIO CANÔNICO
DA REPORTAGEM LOCAL

Conseguirá Daniel Radcliffe escapar da maldição do ator-mirim de um personagem só? O histórico não está a seu favor (vide Macaulay Culkin e Haley Joel Osment), mas o astro inglês vem tentando, como neste "Um Verão para Toda a Vida", que estréia amanhã. Aqui, Radcliffe interpreta Maps, um órfão (como Harry Potter, mas sem varinha mágica) que vive em um convento católico no "outback" australiano, na década de 1960.
Sendo um dos mais velhos do lugar, Maps sabe que suas chances de adoção são reduzidas, mas não parece esquentar muito com isso, já que tem amigos no local, principalmente o trio que, como ele, faz aniversário em dezembro (daí o título original, "December Boys").
Num clima de "Sessão da Tarde", os quatro amigos ganham de presente de aniversário uma viagem para a costa australiana, onde vão seguir todos os passos básicos do romance de formação: viverão aventuras, descobrirão o sexo oposto, passarão por conflitos pessoais e, ao fim, amadurecidos pela breve temporada de verão, reforçarão sua amizade.

"Conta Comigo"
Dirigido por Rod Hardy, especialista em seriados de TV, "Um Verão para Toda a Vida" amontoa clichês visuais e de roteiro, com referências variadas desde "Conta Comigo" a "O Corcel Negro".
Seus bons momentos ficam por conta do garoto Misty, narrador e personagem principal, cujo catolicismo exacerbado o leva a ter visões e epifanias.
Quanto à Radcliffe, seu personagem tem uma cena de sexo com a qual Harry Potter deve apenas sonhar (nada que se equipare ao que o ator fez na peça "Equus", no entanto), mas é esquemático demais e interpretado com as mesmas caras, bocas e pitis do jovem bruxo.
Por fim, sua atuação ainda é completamente ofuscada pela do novato Lee Cormie (Misty).


UM VERÃO PARA TODA A VIDA
Direção:
Rod Hardy
Produção: Austrália/Reino Unido/ EUA, 2007
Com: Daniel Radcliffe, Lee Cormie, James Fraser
Quando: estréia amanhã, nos cines Bristol, Kinoplex Itaim e circuito
Avaliação: regular


Texto Anterior: Crítica: Diretora aprofunda sua linguagem poética
Próximo Texto: Livro chega ao Brasil
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.