São Paulo, Quarta-feira, 02 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Água e sabão' não resolvem

da Sucursal do Rio


A solução para o problema de deterioração dos 12 profetas vem sendo procurada há cerca de dez anos.
Um convênio firmado entre os governos do Brasil e da Alemanha criou o projeto Ideas, dedicado a estudar formas de conservação de pedras usadas em obras arquitetônicas e monumentos, mas ainda não se descobriu uma técnica confiável para cuidar dos trabalhos de Aleijadinho.
Ideas é a sigla para "Investigations into Devices against Environmental Attack on Stones" (algo como investigações para estratégias contra ataques do meio ambiente às pedras). O projeto começou investigando como preservar a catedral de Aachen, na Alemanha, construída em pedra entre os anos de 790 e 800.
As técnicas usadas nas pedras de Aachen, no entanto, não são adequadas para a porosidade da pedra-sabão usada por Aleijadinho. "Por enquanto, não se descobriu nada além de água e sabão para limpar as estátuas, e isso está longe de ser o ideal", diz Juliana Corrêa, coordenadora do projeto da Fundação CSN. (CG)


Texto Anterior: Acordo prevê vigilância antivandalismo
Próximo Texto: Cinema usa o cenário
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.