São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

"Some Cities" será lançado em fevereir o na Inglate rra; banda de Manche ster pode vir ao Brasil em 2005

Doves lança álbum e dá largada em corrida ao "perfect pop" inglês

LÚCIO RIBEIRO
COLUNISTA DA FOLHA

A corrida ao "perfect pop" inglês promete ser intensa em 2005, com o lançamento em profusão dos novos discos dos baladeiros, acústicos, "sensíveis" e populares Doves, Coldplay, Starsailor, Keane, Travis e até (na medida do possível) Oasis, consagrados buscadores incessantes do tal "som perfeito".
"Ninguém nunca vai conseguir atingir a canção perfeita. Os Beatles e os Beach Boys chegaram perto, mas isso foram os Beatles e os Beach Boys. Nossa pretensão é apenas fazer um disco mais belo, conciso, profundo e pop que nosso anterior", disse à Folha, por telefone, de Manchester, o baterista do Doves, Andy Williams.
O Doves é a primeira banda a largar neste ano atrás desse Santo Graal da música pop. A nova música "Black & White Town" já toca bastante em rádios inglesas, o single sai na semana que vem, e o esperado terceiro álbum do grupo, "Some Cities", começa a chegar às lojas da Europa, dos EUA e do Brasil no fim de fevereiro.
"Some Cities", finalmente o sucessor do à época badalado "The Last Broadcast", de 2002, foi gravado em lugares exóticos, entre eles um monastério beneditino.
"A gente foi de estúdios normais a lugares bizarros pelo Reino Unido em busca de uma inspiração que nos desse uma música diferente da outra, mas ainda assim que parecessem todas um som do Doves. Basicamente queríamos respirar várias Inglaterras diferentes e captar o caráter lírico comum em cada lugar do país", afirmou Williams, integrante do trio que ainda conta com seu irmão gêmeo, Jez (guitarrista e tecladista), e Jimi Goodwin (baixista e vocalista).
Em que pese o título do CD, "Some Cities", e o fato de ter sido concebido durante as viagens da turnê do disco anterior, toda essa sensibilidade pop-urbana está a serviço de uma cidade em particular, a deles, Manchester.
A cidade em preto-e-branco que já foi de Joy Division, Smiths e hoje é do Doves está em cada canto das 11 faixas de "Some Cities", revelou o baterista.
"Manchester ganhou forte presença em nossa música neste novo disco. Com o sucesso dos dois primeiros álbuns, ficamos muito tempo fora de nossa cidade, em turnê. E, a cada vez que voltávamos a ela, encontrávamos um lugar diferente. Para o bem e para o mal", disse. "Estamos com medo de sair e, quando voltar, não reconhecer mais nossa casa, nosso lugar. Parece exagero, mas não é."
O Doves lança o disco na Inglaterra no dia 21 de fevereiro e não sabe mais quando vai parar de fazer shows. A banda, que deve estar nos principais festivais do verão europeu, pode vir ainda em 2005 ao Brasil, segundo afirmou Andy Williams.
"A nossa gravadora [EMI] nos ofereceu a chance de tocar na América do Sul, numa estratégia de fazer nossa música ser mais conhecida em lugares como o Brasil e a Argentina. Não está nada certo ainda, mas devemos aparecer por aí uma hora dessas."
O engraçado é que parte do disco novo do Doves foi gravado em um estúdio de Liverpool, o Parr Street, onde o Coldplay, banda-irmã e "rival" no "perfect pop", finalizou seu terceiro álbum.


Texto Anterior: Marcelo Coelho: A Alemanha em tempos de bola pra frente
Próximo Texto: Crítica: Disco vale por grandiosa seqüência inicial
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.