São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Disco vale por grandiosa seqüência inicial

DO COLUNISTA DA FOLHA

Se este "Some Cities" acabasse na quinta faixa, a tal busca ao pop perfeito por parte do Doves teria resultados, senão plenos, bem satisfatórios para a pretensão da banda. E principalmente para o público jovem inglês, pois o CD constituiria uma excelente opção à atual verve garageira do som britânico tosco, ao renascido hip hop de Londres e às eletronices pop de Chemical Brothers, Audio Bullys e outros. Isso, claro, enquanto o Coldplay não vem.
A seqüência "Some Cities", "Black & White Town", "Almost Forgot Myself" e "Snowden" é grandiosa e conta a seu modo a história da música inglesa recente. É engraçado ver o que virou uma banda que nasceu no meio do britpop, encontrou sucesso graças a "era" pós-Radiohead da sonoridade suave, mas foi formada quando os músicos se conheceram num clube de Manchester (o lendário Haçienda), durante a explosão da house nos anos 90.
"Some Cities", a música, e o single que vem na seqüência cantam as cidades e o underground delas, onde o Doves diz viver. Porque "na superfície as cidades não têm cor nem som". Musicalmente a primeira traz uma guitarra nervosa demais para uma balada. O vocal tirado da alma parece conduzir a música de volta ao caminho suave e costumeiro do Doves.
"Snowden" e "Almost Forgot Myself" dão a entender que o Doves vai conseguir fazer com "Some Cities" o que não conseguiu com os dois primeiros álbuns: acabar com tantos altos e baixos. Quando a música é bonita, ela é muito bonita. Quando não...
Mas o álbum cai na mesmice e em experimentações chatas da quinta faixa em diante (o disco tem 11), com exceção da bela "Shadows of Salford".
Voltando, um disco do Doves vale pelo que ele tem de bom. Porque aí é muito bom. (LR)


Some Cities
   
Artista: Doves
Lançamento: EMI (previsto para 21/2)
Quanto: R$ 35, em média


Texto Anterior: Música: Doves lança álbum e dá largada em corrida ao "perfect pop" inglês
Próximo Texto: Juiz faz triagem de jurados de Jackson
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.