São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Velocidade Máxima   
Globo, 14h40. (Speed). EUA, 1994, 115 min. Direção: Jan De Bont. Com Keanu Reeves, Sandra Bullock, Dennis Hopper.
Ônibus tem de andar a pelo menos 80 km/h. Caso contrário, a bomba que carrega explodirá. Reeves é o tira que tenta desarmar a bomba. Bullock, a improvisada motorista. Hopper, o vilão. Um enorme e estranho sucesso, já que nada nos leva a crer na humanidade dos personagens.

Gisaku e a Chave do Tempo   
Record, 16h45. Espanha, 2005. Direção: Baltasar Pedrosa.
Samurai que luta para impedir a Terra de ser tomada por espíritos malignos é transportado do Japão do século 17 para a Espanha contemporânea, com objetivo mais ou menos semelhante: barrar a chegada até nós do Senhor das Trevas. Animação espanhola, o que é pelo menos uma novidade (superior, esperemos, à média do cinema espanhol)

Kippur - O Dia do Perdão     
Cultura, 22h40. Israel/França, 2000, 124 min. Direção: Amos Gitai. Com Liron Levo, Tomer Ruso.
A Guerra do Yom Kippur a partir da experiência de um jovem soldado que parte animado para o front e lá toma contato com seus horrores. Um filme de guerra sem heroísmo, sem espetaculosidades, mas uma chave importante para compreender o conflito no Oriente Médio. Deve-se atentar ao trabalho de tempo de Gitai. Ele prolonga as cenas, deixando como que um espaço de reflexão que contraria toda expectativa que se costuma ter sobre filmes de guerra. Trata-se, no entanto, de estabelecer um tempo que quebre a lógica do interminável conflito do Oriente Médio. Legendado.

Quero Ser John Malkovich   
Bandeirantes, 22h50. (Being John Malkovich). EUA, 1999, 112min. Direção: Spike Jonze. Com John Malkovich, Cameron Diaz, Charlie Sheen, Will Garson, Gregory Sporleder e Carlos Jacot.
Numa trama surreal e alucinante, um jovem descobre uma passagem mística que leva as pessoas para dentro do corpo de John Malkovich. O ator acaba descobrindo que o rapaz está lucrando com isso e confusões acontecem.

Intercine
Globo, 1h10.
Para fechar a semana do "Intercine", o espectador pode escolher entre "Scarface" (1983, de Brian de Palma, com Al Pacino, Michelle Pfeiffer, Steven Bauer) e "A Cor Púrpura" (1985, de Steven Spielberg, com Danny Glover, Whoopi Goldberg, Oprah Winfrey).

O Selvagem da Motocicleta     
Globo, 4h. (Rumble Fish). EUA,1983, 94 min. Direção: Francis Ford Coppola. Com Matt Dillon, Mickey Rourke, Diane Lane, Dennis Hopper.
Crônica de adolescência em uma pequena cidade dos EUA, colocando em destaque o irmão mais novo (Matt Dillon) de um personagem mitológico no local (Rourke, o rei da motocicleta) e seu desconforto com essa situação. Não é um grande Coppola, mas é um desses filmes em que a adolescência é vista como um espaço de angústia profunda. E Coppola faz um filme de fato angustiante. Muito acima das ambições habituais. A ver ou rever. (IA)


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Chávez vira Chapolin!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.