São Paulo, terça, 2 de fevereiro de 1999

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SUNDANCE
Premiados no festival purgam a chaga vietnamita

AMIR LABAKI
enviado especial a Park City

A reconciliação com o Vietnã, quase três décadas depois da última guerra que cindiu os EUA, marca os dois filmes mais premiados no Sundance Festival. O grande vencedor entre as ficções, "Three Seasons" (Três Estações), foi rodado integralmente em locação pelo americano-vietnamita Tony Bui.
Quatro histórias se alternam, envolvendo um americano e três vietnamitas. O também co-produtor Harvey Keitel interpreta um veterano da guerra que volta em busca da filha que jamais encontrou. Um ciclista fica obcecado por um prostituta. Uma jovem protege um recluso líder espiritual. Por fim, um garoto sobrevive de pequenos furtos de rua. "Three Seasons" arrebatou três prêmios: melhor filme pelo júri e pelo público e melhor fotografia (Lisa Rinzler).
O documentário mais premiado também purga a chaga vietnamita. "Regret to Inform" (Sinto Informar) focaliza viúvas dos dois lados do conflito. A própria diretora, Barbara Sonneborn, é uma delas. "Regret" venceu nas categorias de melhor direção e melhor fotografia, prêmio dividido com "Rabbit in the Moon". Ambos foram fotografados por Emiko Omori.
A premiação de anteontem tem ainda forte sabor autocongratulatório. Vários dos vitoriosos estiveram ligados a projetos de formação ou de premiação desenvolvidos pelo Sundance Institute.
Tony Bui ensaiou "Three Seasons" no laboratório de cineastas. O vencedor do prêmio de direção para filmes ficcionais, Eric Mendelsohn, de "Judy Berlin", também participou de um workshop.
"Devo ao Sundance este filme", reconheceu Mendelsohn. "Judy" é um melodrama em preto-e-branco sobre o reencontro de dois ex-colegas de escola, ele planejando tornar-se diretor de cinema, ela sonhando com o estrelato.
Até mesmo os dois vitoriosos na disputa latino-americana traziam a chancela Sundance. O roteiro do mexicano "Santitos", escrito por Maria Amparo Escandon para a direção de Alejandro Springall, foi desenvolvido num dos laboratórios para roteirista. Já o cubano "La Vida Es Sílbar", de Fernando Perez, venceu no ano passado o prêmio de roteiro NHK-Sundance.
Apesar de toda a autonomia, os júris do festival acabaram avalizando o trabalho do instituto fundado em 1981 por Robert Redford, que visa apoiar a produção independente.
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O crítico Amir Labaki esteve em Park City como jurado da competição latino-americana.



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