São Paulo, terça, 2 de fevereiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO SKANK
Registro feito por poeta tem irregularidade
Processo por plágio pode conter fraude

LUIZ FRANCISCO
da Agência Folha, em Salvador

O caso do poeta baiano Ajax Jorge da Silva, que acusou em 96 o grupo mineiro Skank de ter plagiado letras de sua autoria, volta à ordem do dia na Justiça de Salvador com uma suspeita de fraude.
O laudo assinado pela perita de juízo Evandina Cândida Lago, que será anexado hoje ao processo, constatou irregularidades no selo utilizado na autenticação dos textos supostamente de autoria do poeta baiano Ajax Jorge da Silva, que teriam sido plagiados pelo Skank.
Segundo o laudo da perita, o tipo de selo utilizado na autenticação não existia à época do registro (novembro de 91) feito por Ajax Jorge da Silva, que requereu à Justiça de Salvador que fossem proibidas as execuções públicas de "Pacato Cidadão", "Esmola", "O Beijo e a Reza", "Te Ver", "Garota Nacional" e "Eu Disse a Ela".
As músicas estão nos discos "Calango" e "O Samba Poconé", da banda mineira. O poeta alegou que batizou e escreveu as letras das seis canções.
Hoje à tarde, na 8ª Vara Cível de Salvador, está prevista a realização de uma audiência para ouvir o poeta baiano e os funcionários do cartório onde a autenticação foi realizada.
Segundo o advogado de Ajax Jorge da Silva, Vinícius Simões, a audiência deverá ser adiada. "A juíza determinou que os integrantes do Skank fossem ouvidos em Belo Horizonte no mesmo horário, mas até hoje (ontem) eles não tinham sido notificados." O advogado disse que vai requerer novos depoimentos dos funcionários do cartório.
O advogado Simões afirmou ainda que o laudo constatou que não houve rasuras no documento e que as assinaturas não foram falsificadas.
Ajax Jorge da Silva respondeu, entre 1983 e 1986, a uma ação por estelionato contra o hóspede de um hotel em que trabalhou e acabou absolvido pela 9ª Vara Criminal de São Paulo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.