São Paulo, sábado, 02 de março de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO

Ana Ottoni/Folha Imagem
A iluminação e os últimos detalhes da peça foram conferidos pelo também criador e diretor do espetáculo, Tim Rescala


Sarney solta o verbo

Os problemas que Roseana Sarney pode ter que enfrentar, com a decisão do TSE de proibir coligações estaduais diferentes das presidenciais, começam no próprio Maranhão.

A governadora planejava uma aliança com até dez partidos para a sua sucessão no Estado. Pelo menos três -PL, PMDB e PTB- podem acabar desgarrados, já que devem ter outros candidatos à Presidência.

O ex-presidente José Sarney subiu ontem o tom das críticas à medida. "Desorganiza toda a estrutura política do país. É impatrótico. A Argentina tem 2% de inflação e está daquele jeito, sem estabilidade política. Não se pode arriscar o país achando que estão sendo espertos."

BOIS
Sarney lembra ainda dos conselhos que, na presidência, recebia de Leonel Brizola: "Se a boiada está quieta, não é bom soltar os cachorros. Só Deus sabe onde os bois vão parar".

PANELA DE PRESSÃO
Deve crescer a pressão do PFL nos Estados para uma coligação. Um partido, em aliança regional com outras legendas, pode lançar três vezes mais candidatos a deputados federais do que quando disputa sozinho.

EXCLUSIVO
Deram em nada as conversas entre Paulo Autran e a TV Globo para que o ator participasse da nova novela das oito, "Uê Paisano". Ele até protelou a estréia da peça, "Variações Enigmáticas" para um encontro de agendas. A Globo pediu novo adiamento, e Autran desistiu.

A peça tem estréia marcada para 28 de março no Rio; em agosto, é a vez de São Paulo.

FUZUÊ
Três executivos de primeira linha estão armando a maior confusão em Ribeirão Bonito, cidade de 11.000 habitantes do interior de São Paulo. Toninho Trevisan, Josmar Verillo, da Klabin, e José Francisco Queiroz, do SBT -todos ribeirenses bonitenses- contrataram até detetives para investigar irregularidades na administração, por exemplo, desvio de carne da merenda escolar.

O caso acabou em CPI. "Tudo isso pega mal para a gente", diz o vereador Ronaldo da Rocha, da base do governo da cidade.

A VOZ DO BRASIL
"Sérgio Bianchi, a consciência culpada do Brasil". Com este título, o "New York Times" anunciou ontem a retrospectiva da obra do cineasta brasileiro no Lincoln Center. Bianchi não poupou o país: "Vejo as classes mais pobres reagindo de modo violento, bárbaro contra sua exclusão de uma sociedade de consumo, e uma classe alta vivendo cada vez melhor -uma grande festa da privatização, da globalização e da corrupção generalizada'".

COISA DE CINEMA
Quinhentos convidados chegarão de carruagem na festa de 40 anos do empresário Alexandre Accioly, dia 15 de julho, na Ilha Fiscal, no Rio. Para não errarem no "figurino", as 500 pessoas -entre políticos, empresários, esportistas e artistas- receberão, junto com o convite, sugestões de nomes de estilistas consagrados para criarem seus modelitos.

BATUQUE
Uma das faixas de "Falange Canibal", o novo disco de Lenine, foi gravada sem instrumentos. Ouve-se apenas sua voz e a percussão -feita com mãos e pés do músico.

bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES e FÁBIO DE OLIVEIRA

CURTO-CIRCUITO

O grupo gaúcho Família Lima se apresenta hoje, às 21h, e amanhã, às 20h, no teatro Procópio Ferreira.
Será amanhã a abertura da mostra do fotógrafo japonês Hiroshi Sugimoto no Centro Cultural Banco do Brasil, às 11h.
A temporada do espetáculo "A Terceira Margem do Rio", baseado no conto homônimo de Guimarães Rosa, foi prorrogada até o dia 31, no Sesc Belenzinho.
É na segunda-feira a degustação dos vinhos franceses produzidos pela vinícola Henri de Villamont, no Quattrino, a partir das 15h30. É necessário fazer reserva.
Alfons Hug, curador da 25ª Bienal de São Paulo, fica em Paris até amanhã. No roteiro, a exposição de Andréas Gursky, alemão com sala especial na mostra brasileira.
O cantor Lula Barbosa lança hoje o CD "Músicas que Marcaram a Noite", às 19h, na Fnac.



Texto Anterior: Livro/lançamento - "Introdução à história...": "Devemos aos gregos a razão ocidental"
Próximo Texto: Leila Diniz: Recordações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.