São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Banda larga e VoIP alavancam TV paga

João Miguel Júnior/TV Globo
TRAPALHÕES Rodrigo Santanna, Pedro Nercessian e Daniel del Sarto posam com Renato Aragão em gravação de "A Turma do Didi"; os três atores passam a integrar o programa a partir de abril

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Subprodutos de telefonia, a internet de banda larga e o VoIP (sigla em inglês para voz sobre plataforma de internet) estão alavancando o crescimento da TV paga.
Nos próximos dias, a Pay-TV Survey (empresa que monitora o mercado) divulga estudo apontando que o setor cresceu 8,18% em 2005, atingindo 4,1 milhões de domicílios assinantes no país. No final de 2004, eram 3,790 milhões residências com TV paga.
Para Otavio Jardanovski, diretor da Pay-TV Survey, os serviços de banda larga das operadoras de cabo estão atraindo novos clientes. Maior operadora do país, a Net lançou no final de 2005 banda larga (com a marca Vírtua) de alta qualidade, com até 8 Mbps (megabits por segundo), a preços competitivos. Além disso, o Vírtua passou a ser vendido independentemente dos canais de TV.
A Net fechou 2005 com 1,540 milhão de assinantes de TV paga, 121 mil a mais que em 2004, um aumento de 8,5%. Mas seu serviço de banda larga disparou: cresceu 94%, fechando o ano com 366,5 mil assinantes. O Vírtua já representa 12,5% de sua receita bruta.
"A oferta de banda larga pelas operadoras sem dúvida alavancou o negócio", diz Jardanovski. Segundo ele, apesar de atrativos como a Copa do Mundo, o que deve impulsionar a TV paga em 2006 será o VoIP, ainda não disponível. "Neste ano, as operadoras vão entrar no mercado de VoIP e crescerão 10%", estima.

OUTRO CANAL

Balanço 1 O Carnaval de São Paulo, na Globo, fez bonito no Ibope (da Grande SP). Na sexta (a partir das 23h21) e no sábado (após as 22h41), a média foi de 15 pontos até às 6h. Depois das 6h, a média foi de 12 pontos no sábado (até 8h47) e de 10 no domingo (até 7h51).

Balanço 1 Já o primeiro dia de desfiles do Rio marcou média de 14 pontos das 20h56 às 6h e de 8 das 6h às 7h47. No segundo dia, o desempenho foi melhor: 17 pontos das 21h11 às 6h e 8 das 6h às 7h45. A apuração de SP, na manhã de terça, cravou média de 24 pontos.

Balanço 2 No SBT, a programação de Carnaval marcou cinco pontos. Os "Bastidores" da Rede TV! não passaram de dois pontos. O longo Carnaval da Bahia na Band registrou também dois pontos.

Fidelidade 1 A coordenadora comercial Fernanda Alves Silva escreve para a coluna para informar que não é mais namorada de João Kléber, que agora segue carreira de apresentador de TV em Portugal. "João Kléber voltou para sua ex-mulher, Wânia de Barros, e me deixou à beira do altar. Estávamos noivos, com casamento marcado para 28 de julho", diz.

Fidelidade 2 Fernanda afirma que está revoltada porque João Kléber a expôs "para toda a imprensa de Portugal", onde estampou capas de revistas de fofocas. "Ele não me deu nenhuma explicação", reclama. João Kléber não foi localizado até a conclusão desta edição.


E-mail - dcastro@folhasp.com.br


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Os segredos de "Lost"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.