São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os segredos de "Lost"


Livro com supostas pistas do destino do famoso seriado causa correria nos EUA

Divulgação
Locke, Kate e Jack olham a escotilha no 1º episódio do "ano 2"


EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

Lançado em 1987 pela editora L&PM, o livro "O Terceiro Tira", do irlandês Flann O'Brien (1911-1966), pode conter pistas para compreender os mistérios na trama de "Lost", seriado americano de sucesso nos EUA e febre também no Brasil -por aqui, a segunda temporada será exibida no canal AXN a partir de segunda, às 21h, enquanto a Globo mostra a primeira temporada, de segunda a sexta, após o "Jornal da Globo".
Quem sustenta a relação entre "Lost" e o "Terceiro Tira" não é nenhum fã, mas Craig Wright, roteirista da série, que num episódio da segunda temporada, exibido em outubro nos Estados Unidos, faz uma menção ao livro, escolhido "muito especialmente por uma razão", segundo ele.
A simples aparição do livro provocou uma corrida de fãs às livrarias americanas, num curioso fenômeno de vendas "por tabela": mais de 15 mil cópias foram comercializadas nas três semanas seguintes à exibição do programa, um volume igual ao total dos últimos seis anos.
Aviso aos perdidos querendo se achar: no Brasil, o título está esgotado e fora de catálogo, mas é possível rastrear exemplares em sebos online, como o www.estante virtual.com.br, e ferramentas de busca. Ou encomendar a edição de 1999, em inglês, em livrarias como a Cultura.
Iniciada nos EUA em 2004, a série acompanha o desassossego de um grupo de sobreviventes de um acidente aéreo numa ilha aparentemente deserta, que se revela cada vez mais perigosa, com um suposto monstro, apelidado pelos fãs de "Lostzilla", de quem só se ouve os barulhos. O presente é alternado com flashbacks da vida de cada personagem antes de ir parar lá. Muitos deles têm ligação entre si no passado.
"O Terceiro Tira" acrescenta mais um capítulo à novela "o código "Lost'". O livro de O'Brien é descrito na edição brasileira como uma alegoria do absurdo comparável a "Alice no País das Maravilhas", que mistura uma "história de suspense criminal", em que o assassino é perseguido tanto por sua vítima quanto por sua alma, e uma visão surrealista da realidade, na qual o Paraíso é alcançado por um elevador.
"O Terceiro Tira" aparece no episódio "Orientation", o terceiro da segunda temporada, levado ao ar nos EUA no dia 5 de outubro e programado para o dia 20 de março na AXN, no Brasil. Segundo o site www.epguides.com, o personagem De Selby, um filósofo de teorias heterodoxas no livro, seria uma alusão ao cientista envolvido com o Dharma, projeto científico fictício que aparece na série.
E mais: ao longo de "O Terceiro Tira", o leitor é apresentado a vários conceitos, artefatos e locações irracionais, como uma vasta câmara subterrânea chamada "eternidade", uma possível alusão ao surrealismo da própria ilha, à misteriosa escotilha etc.
"Quem quer que compre o livro terá muito mais munição no bolso para teorizar sobre o seriado. Muito mais sobre o que especular", afirmou Wright ao jornal "Chicago Tribune".

Perdidos na selva
Perdidos, os fãs não sabem mais em que pistas acreditar. Para o goiano Lucas Resende, 19, moderador do site Lost Brasil, "O Terceiro Tira", em cujo final se descobre que um dos personagens está morto, daria munição para quem acredita na teoria de que os sobreviventes, na verdade, já passaram desta para melhor. No entanto...
"É pouco provável que seja algo do tipo, porque os produtores já descartaram a hipótese de que os personagens estejam mortos no fim da série, pois a revolta dos fãs seria muito grande", sustenta Resende. "Por outro lado, os produtores gostam de deixar coisas em aberto, dão dicas que confirmam essa ou aquela teoria, para deixar o fã mais confortável."
Resende também tem sua própria teoria. Não pode ser normal uma ilha tropical onde aparece um urso polar e um personagem paralítico [Locke] volta a andar depois de um acidente aéreo. E o mais intrigante: o grupo sobrevive ao acidente de avião.
"Como o Locke, acho que eles estão ali por um motivo. Não estou certo de que a queda do avião realmente aconteceu. Até o fim, a segunda temporada mostra como foi o acidente. Vamos ver."


Texto Anterior: Outro Canal - Daniel Castro: Banda larga e VoIP alavancam TV paga
Próximo Texto: "Ano 2" resolve alguns mistérios e traz novos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.