São Paulo, domingo, 02 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WESTERN

"Proposta" traz aspereza de Nick Cave

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REPORTAGEM LOCAL

O filme "A Proposta", que no Brasil sai direto em DVD, é um faroeste australiano que se passa no século 19. Até aí, apenas uma curiosidade para fãs do gênero -além de biografias do folclórico Ned Kelly, poucos westerns têm a Austrália como cenário. O que torna o filme dirigido por John Hillcoat motivo de atenção é o cantor e compositor Nick Cave, que assina roteiro e trilha.
Conhecido pela poética atormentada e ambígua de suas canções, com constantes referências à Bíblia, Cave confere ao longa uma aspereza que o afasta da tradição do faroeste clássico americano. No retrato de um país em formação que tenta ver a "civilização" imposta à base do extermínio dos aborígenes locais, "A Proposta" encontra parentescos no faroeste espaguete do italiano Sergio Leone e seu mundo sem leis.
Em entrevistas para divulgar o filme, lançado na Austrália no ano passado, Cave diz que o momento atual, em que o primeiro-ministro John Howard e o termo "racismo" não raramente aparecem juntos em noticiários, dão atualidade à trama de "terra de ninguém" de "A Proposta". Cave também não economiza na violência de seu texto-algo esperado de um artista que já gravou "Murder Ballads", disco sobre assassinatos e psicopatas. Não há moral definida aqui. Logo de início acompanhamos de dentro de um casebre um sangrento tiroteio, em que alguns indefesos homens e mulheres são mortos.
Mais tarde, saberemos que tais seres "indefesos" são os "vilões" do filme: integrantes da família Burns, que são procurados, acuados e chantageados pelo capitão de polícia Stanley (Ray Winstone). Este faz a Charlie (Guy Pearce) a proposta do título: caso ele encontre e mate o irmão mais velho, líder de uma gangue local, o indefeso irmão mais novo do clã não será condenado à forca.
Não é por acaso que essa Austrália fotografada em tons quentes se assemelhe à idéia clássica de inferno. Neste faroeste centrado em um lugar escaldante que vê o embate entre representações de Caim e Abel, os homens se aproximam da bestialidade ao se desvencilhar de balas e atos de vingança, quebras de lealdade, culpa e momentos de redenção.


A Proposta
   
Distribuidora:
Califórnia (disponível para locação)


Texto Anterior: Clássico: Lançamento inclui "Ladrões de Bicicleta" e filme sobre De Sica
Próximo Texto: Nas lojas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.